Pós-graduação para docentes tem início com aula sobre produção de artigos científicos

Pós-graduação para docentes tem início com aula sobre produção de artigos científicos

Atividade aconteceu no Campus I e reuniu professores de vários cursos

A qualidade do corpo docente é um dos diferenciais da Faculdade Max Planck. Por isso, a Instituição investe em capacitação Cópia de Treinamento presencial Pós-Docência (04-03) -1-Editedfrequente por meio do Programa de Formação Continuada de Docente – FOCO. No dia 4 de março teve início mais uma importante iniciativa, a pós-graduação “Especialização em Docência: Metodologias Ativas e Intermeios no Ensino Superior”, com a aplicação do módulo presencial “Subsídios para elaboração de artigos científicos”.

Ministrada pela professora doutora Ana Maria Girotti Sperandio, a aula inaugural do curso foi realizada no Campus I e contou com a presença de docentes de vários cursos. Em tom bastante descontraído e bem humorado, a docente começou fazendo sua apresentação: Mestre, Doutora em Saúde Coletiva – FSP/USP, Pós-Doutorado em Saúde Coletiva pela DMPS/FCM/UNICAMP, Pós-Doutoranda em Planejamento Urbano e Cidades Saudáveis pela FEC/UNICAMP.

Depois, explicou sobre seu trabalho como coordenadora geral do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (NEPI) da FAJ – que teve início em março na Faculdade Max Planck. “Este setor tem como finalidade a produção científica voltada para ensino, Cópia de Treinamento presencial Pós-Docência (04-03) -4-Editedpesquisa e extensão, sendo Graduação e Pós-Graduação. Entre os objetivos, o NEPI atua no desenvolvimento regional saudável e sustentável, na sensibilização e discussão das políticas públicas saudáveis e sustentáveis, além de promover e apoiar pesquisas interdisciplinares”, explicou. “Atuamos ainda para estimular a participação de professores, pesquisadores, alunos e representantes das comunidades, na captação de recursos para o financiamento de pesquisas e na promoção de eventos científicos e debates de interesse local nacional e regional”, completou.
Ao iniciar o conteúdo do treinamento, a professora utilizou diferentes imagens para conferir a percepção dos participantes, explicando que escrever a partir do que conhecemos ou a partir de cenários definidos é bem mais fácil. Como complemento, a docente provocou os professores ao questionar sobre as dificuldades e as conquistas na área de produção de artigos. O resultado foi positivo na opinião dos participantes.

“Gostei muito da dinâmica, a forma como ela abordou o tema, de forma prática. Com certeza os alunos já serão impactados positivamente”, disse o professor Fernando Marcos de Freitas. “Essa iniciativa da Faculdade é excelente e motivadora. São poucas as instituições de ensino que proporcionam esse tipo de iniciativa aos docentes. A MAX é realmente maravilhosa”, afirmou a professora Luz Selene Buller.

A gestora de Programas Acadêmicos, professora Luana Schneider Vianna, concorda com a boa receptividade. “Realmente foi um encontro muito positivo, todos interagiram bem. E as aulas desse programa serão sempre assim, dinâmicas e com muitas surpresas. Com certeza, esses docentes poderão produzir aulas com muito mais qualidade, além de agregaram elementos importantes para o acompanhamento de alunos em seus Trabalhos de Conclusão de Curso, os chamados TCCs”, contou.

O encontro também agradou à coordenadora do NEPI. “Eu gostei muito da aula, é uma turma interessada. Com certeza conseguiremos atingir o nosso objetivo que é desenvolver o conhecimento científico e a produção de artigos com qualidade”, garantiu a professora doutora Ana Maria Girotti Sperandio.

Para a responsável pelo programa FOCO, a iniciativa reforça o investimento frequente da MAX em atualização do corpo docente. “A Max Planck não poupa esforços quando o assunto é trazer o que há de mais moderno em ensino. Por isso, fazemos parte de um seleto grupo de estudos das Metodologias Ativas de Aprendizagem e conseguimos compartilhar os ensinamentos com nossos docentes, o que impacta de forma direta na qualidade do ensino ofertado”, concluiu a professora Christianne Stegmann.

O módulo tem mais três encontros presenciais ainda no primeiro semestre de 2017.

31/03/2017

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful