“Por que engordamos” é tema de palestra ministrada por aluna de Nutrição

“Por que engordamos” é tema de palestra ministrada por aluna de Nutrição

Evento foi realizado para funcionários do Hospital Augusto Oliveira Camargo

A pergunta é simples e preocupa muitas pessoas todos os dias: por que engordamos? As respostas são diversas: comemos muito, nutri 1comemos errado, trabalhamos muito ou não nos exercitamos. O tema é tão atual que virou assunto para palestra ministrada pela aluna do 8º semestre de Nutrição, Ana Célia Aguiar, para funcionários do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC). O encontro aconteceu dia 22 e foi organizado pela área de RH do hospital.

“Nós temos uma parceria muito estreita e produtiva com o HAOC. Então, sempre que possível, inserimos nossos alunos dentro de atividades práticas. Nesse caso, é um tema muito comum nos dias de hoje, ou seja, ótima oportunidade dos futuros profissionais mostrarem conhecimento atualizado sobre os assuntos que mais incomodam o público em geral”, explica a coordenadora do curso de Nutrição, professora Bianca Sant ’Anna Pires Luiz.

???????????????????????????????  Cerca de 30 profissionais participaram da palestra. Muitos  acreditavam, como boa parte da população, que o aumento de peso estava relacionado apenas com o excesso de comida ou falta de    exercícios. A realidade, porém, é bem diferente. “Segundo pesquisas recentes, a atividade física é responsável por apenas 20%  do processo de emagrecimento. A grande maioria engorda pelo que  come. Mas é importante lembrar que é a qualidade, e não só a  quantidade, o fator mais impactante”, comenta Ana Célia.

Durante o encontro, que durou cerca de 2 horas, a aluna explicou que existem vários tipos de hormônios que influenciam no peso. O principal deles é a insulina, responsável por armazenar energia também na forma de gordura e mediante a presença de excesso de alimentos, principalmente com baixa qualidade nutricional e excesso de açúcar, esta estocagem é otimizada, gerando processos inflamatórios no organismo que levam à obesidade.

Ana Célia ainda deu dicas importantes para quem luta com a balança. Uma delas é sobre o consumo de alimentos com apelo saudável, recomendados pelas dietas da moda. “É fundamental muita atenção porque esse tipo de alimento tem uma enorme carga química que é extremamente prejudicial ao organismo. Uma regrinha básica é: se você não entende o que está escrito na lista de ingredientes, não coma”, diz a aluna.

Para finalizar, a estudante reforçou a mensagem que pauta a atuação de todo nutricionista: Não faça dietas, mude hábitos!

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful