Planejamento financeiro é uma das dicas do coordenador de Contábeis para início do ano

Planejamento financeiro é uma das dicas do coordenador de Contábeis para início do ano

Docente explica como fazer organização com despesas fixas e extras

IPTU, IPVA, matrícula dos filhos, material escolar. Entre tantas despesas no início de ano, muitos brasileiros ficam preocupados se o dinheiro vai dar para pagar tudo. Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis da MAX, professor João Barduchi, com paciência e organização é possível passar por esse período de forma mais tranquila.

“Para evitar dor de cabeça, o primeiro passo é fazer uma radiografia com todas as despesas que normalmente pagamos no início do ano. Devemos fazer então um planejamento financeiro ou uma contabilidade doméstica. Extratos bancários e faturas do cartão de crédito de 2016 podem ajudar a relembrar as despesas mais comuns”, explica o docente.

Uma dica importante para montar essa lista é escrever tudo o que vier na memória. Então, além dos impostos regulares, vale destacar despesas como renovação de seguro, mensalidade da faculdade, televisão, internet, água, luz. “Quem utilizou o cartão de crédito para comprar presentes de Natal também precisa considerar essas despesas, além do supermercado do mês, farmácia, padaria. Os profissionais liberais devem lembrar ainda das entidades de classe, como CRC, OAB, CRN, CREA, entre outras. Nesses casos, vale destacar que normalmente há desconto de contribuição sindical no mês de março”, comenta o coordenador Barduchi, que também é contador e consultor de empresas.

Outro detalhe destacado pelo especialista é que muitas pessoas aproveitam essa época para tirar férias. “Atenção quando saímos em férias, pois recebemos o valor antecipadamente. Portanto, se você saiu em férias seu salário deverá ser bem menor que os outros meses”, alerta.

Entre as boas oportunidades, o professor destaca os descontos de pagamento antecipado ou parcelamento de algumas despesas. “O IPVA pago à vista dá desconto de 3%, ou, sem desconto você pode pagá-lo em três parcelas. A matrícula paga à vista tem um desconto melhor se bem negociada”, diz.

Considerado o vilão das dívidas, o cartão de crédito traz os juros mais altos. “Nesse momento, se você guardou algum saldo do 13º ou tem alguma reserva na poupança pode ser uma boa saída. Mas se você não tem nenhuma reserva, deve apertar o cinto ou recorrer a algum tipo de empréstimo, lembrando que o consignado é menos doloroso”, afirma o docente.

Para armazenar todas as informações, o coordenador do curso de Ciências Contábeis da MAX recomenda a criação de uma planilha, que pode ser em Excel. “No documento, coloque todos seus gastos em confronto com seus rendimentos. Separe mês a mês e ao longo do ano você irá perceber onde gasta mais e menos. Assim, será possível controlar melhor seu dinheiro, além de poder fazer uma previsão para o próximo início de ano, sem ter que passar esse perrengue novamente”, garante.

Confira abaixo uma sugestão de tabela. “E caso você precise de maiores detalhes, os nossos professores poderão lhes ajudar”, finaliza o coordenador.

 

FLUXO DE CAIXA (Modelo)
Janeiro Fevereiro Março Abril Maio
ENTRADAS
Aluguel
Outros
Poupança
Salário
Serviços
Total
SAÍDAS
Água
Luz
Telefone
Internet
Televisão
Supermercado
Farmácia
Faculdade
Escola Filho
Padaria
Pensão
Desp. Bancária
Cartão Crédito
Seguro Casa
Seguro Carro
Roupas/Calcados
Presentes
Aluguel
Total          
Saldo

 

17/01/2017

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful