PIC – PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O Programa de Iniciação Científica (PIC) é um programa de pesquisa que visa despertar a vocação científica e oportunizar a expansão de conhecimento de potenciais estudantes de graduação sob a orientação de docentes qualificados, adquirindo assim aprendizagem de técnicas, métodos e desenvolvimento de pesquisa.

Resultado de bolsas pelo PIC

Objetivo

• Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais, pela sua participação efetiva em projetos de pesquisa e investigação científica;
  • Proporcionar o domínio da metodologia científica, assim como, estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade;
  • Despertar uma nova mentalidade em relação às atividades de pesquisa e da iniciação científica;
  • Preparar o aluno participante do Programa de Iniciação Científica para o acesso à pós-graduação;
  • Aumentar a produção acadêmica dos discentes vinculados ao Programa.

Bolsas

Além do estímulo ao desenvolvimento da criatividade e do pensamento científico o Programa de Iniciação Científica beneficia os alunos selecionados com bolsas de estudos de R$ 400,00 com vigência de um (01) ano e compreenderá o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) de desconto sob o valor da mensalidade, exceto na mensalidade do mês de rematrícula.

O benefício concedido gera descontos na mensalidade sempre que houver margem para aplicação do valor. No caso dos alunos com benefícios prévios em que não houver margem para aplicação do desconto, o montante será embolsado ao aluno na forma de ajuda de custo de despesas, no valor correspondente.

A bolsa de estudos é designada por trabalho e para um único aluno, sendo assim aos trabalhos com mais de um aluno, serão permitidos pela IES, no entanto deverão estar cientes que a bolsa é única e paga diretamente ao titular do trabalho. Havendo rateio ou não, a responsabilidade dessa divisão e pagamento será exclusivamente do aluno titular.

Inscrição

O processo de inscrição e seleção para a bolsa por Pesquisa e Iniciação Científica ocorre até 2 vezes por ano e conta com mais de 40 vagas com bolsas ou voluntárias.

Divulgação do Edital

As divulgações das vagas de PIC são feitas através de editais disponibilizados no site da Instituição, nos murais, e-mail marketing e através dos coordenadores

Fluxograma

1. DIVULGAÇÃO DO EDITAL – Fevereiro/Agosto
  2. INSCRIÇÃO DO ALUNO – Entrega do formulário, Briefing e/ou anteprojeto, Currículo Lattes e Histórico Escolar da graduação.
  3. APROVAÇÃO DO PROJETO – Análise curricular; Análise do Projeto de Pesquisa; Entrevista e/ou prova.
  4. ALUNO COM BOLSA – No período de 1 ano (exceto meses de matrícula) o aluno têm o valor da bolsa.
  5. ALUNO SEM BOLSA – Cumprimento de todas as etapas do processo igualmente ao aluno com bolsa.
  6. FICHA DE ACOMPANHAMENTO – Trimestralmente o aluno deve entregar no NUCA de seu campus a atualização do trabalho

CONGRESSOS E PUBLICAÇÕES – Os alunos do PIC participam do ENIC e CONIC, podendo ainda, submeterem seus projetos a INTELLECTUS

Programa de Iniciação Científica (PIC) 2017

Período: 08 a 14 de março (terça-feira próxima)