PIC – PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O Programa de Iniciação Científica (PIC) é um programa de pesquisa que visa despertar a vocação científica e oportunizar a expansão de conhecimento de potenciais estudantes de graduação sob a orientação de docentes qualificados, adquirindo assim aprendizagem de técnicas, métodos e desenvolvimento de pesquisa.

EditalResultado PIC 2018

Objetivo

• Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais, pela sua participação efetiva em projetos de pesquisa e investigação científica;
  • Proporcionar o domínio da metodologia científica, assim como, estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade;
  • Despertar uma nova mentalidade em relação às atividades de pesquisa e da iniciação científica;
  • Preparar o aluno participante do Programa de Iniciação Científica para o acesso à pós-graduação;
  • Aumentar a produção acadêmica dos discentes vinculados ao Programa.

Bolsas

Além do estímulo ao desenvolvimento da criatividade e do pensamento científico o Programa de Iniciação Científica beneficia os alunos selecionados com bolsas de estudos de R$ 400,00 com vigência de um (01) ano e compreenderá o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) de desconto sob o valor da mensalidade, exceto na mensalidade do mês de rematrícula.

O benefício concedido gera descontos na mensalidade sempre que houver margem para aplicação do valor. No caso dos alunos com benefícios prévios em que não houver margem para aplicação do desconto, o montante será embolsado ao aluno na forma de ajuda de custo de despesas, no valor correspondente.

A bolsa de estudos é designada por trabalho e para um único aluno, sendo assim aos trabalhos com mais de um aluno, serão permitidos pela IES, no entanto deverão estar cientes que a bolsa é única e paga diretamente ao titular do trabalho. Havendo rateio ou não, a responsabilidade dessa divisão e pagamento será exclusivamente do aluno titular.

Inscrição

O processo de inscrição e seleção para a bolsa por Pesquisa e Iniciação Científica ocorre até 2 vezes por ano e conta com mais de 40 vagas com bolsas ou voluntárias.

Divulgação do Edital

As divulgações das vagas de PIC são feitas através de editais disponibilizados no site da Instituição, nos murais, e-mail marketing e através dos coordenadores

NEPI REALIZA 2a REUNIÃO DO PROGRAMA DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (NEPI) do Centro Universitário Max Planck (UniMAX), coordenador pela Profa. Dra. Ana Maria Girotti Sperandio realizou no dia 19 de Agosto de 2018 a Segunda Reunião do Programa de Iniciação Científica (PIC).

A grande maioria dos alunos que participaram teve a oportunidade de aprender com a Coordenadora Geral as informações para submissão dos seus trabalhos no 18o Congresso de Iniciação Científica (CONIC), bem como dicas que aumentam as chances de aceitação para publicação neste importante evento acadêmico.

A UniMAX é representada no CONIC há mais de dez anos com Trabalhos de Conclusão de Curso e do PIC, sempre recebendo grande reconhecimento pela qualidade dos trabalhos que são enviados por seus alunos. Desde sua implantação.

Desde sua criação em 2016 o NEPI tem reunido os participantes do PIC em reuniões sistemáticas para aprimorar o desenvolvimento científico dos alunos, criar e organizar grupos de estudos e promover a UniFAJ enquanto instituição de ensino e pesquisa com responsabilidade educativa e social.