Pedagogia vista exposição em Itaici

Mostra itinerante contou a história da Companhia de Jesus

Os alunos do curso de Pedagogia visitaram, na semana passada, a exposição itinerante Jesuítas: Paixão e Glória, que conta a história da Companhia de Jesus no mundo e que foi sediada pelo Mosteiro, em Itaici.

Dividida em nove ambientes, sendo alguns deles interativos, a mostra contou a história da maior ordem religiosa da Igreja Católica, que reúne mais de 18 mil jesuítas em atuação em 130 países dos cinco continentes. Entre as atrações uma reprodução do afresco de Andrea Pozzo (irmão jesuíta e artista italiano), pintado no teto da igreja de Santo Inácio, em Roma (Itália).

Para a coordenadora do curso, Suzana Fritelli, esta foi uma experiência única que os alunos tiveram de conhecer a influência dos jesuítas na educação brasileira. “Através da linha do tempo apresentada na exposição, conhecemos a trajetória revolucionária nas áreas social, educacional e cultural do seu fundador Santo Inácio de Loyola. A companhia marca fortemente a sua atuação pelo ‘ensinar a pensar’, característica essa tão presente nas discussões pedagógicas dos dias de hoje”, salienta.

A exposição segue agora para várias capitais, entre elas Belo Horizonte, Florianópolis, Juiz de Fora, Recife e São Paulo.