Pedagogia visita Museu do Casarão Pau Preto

Pedagogia visita Museu do Casarão Pau Preto

Além de conhecer o espaço, alunos ainda analisaram documentos do processo de imigração e educação do município
Por Larissa Alcântara

 

Os alunos do 1º semestre do curso de Pedagogia da Faculdade Max Planck realizaram uma visita técnica, na segunda-feira, 25, ao Museu Municipal do Casarão Pau Preto. Lá a turma foi recepcionada pela diretora do Museu, Denise Yonamine, e pela conservadora e restauradora de documentos antigos, Raquel Mariotto Gatolini. A atividade esteve relacionada à disciplina História da Educação I, que é ministrada pela professora Deize C. Barnabé.

 

Durante a visita a restauradora apresentou aos estudantes documentos do Arquivo Público Nilson Cardoso Carvalho, que descrevem o processo de imigração na cidade de Indaiatuba. Após a análise, os alunos fizeram um tour, guiados pela diretora do museu, e conheceram o local construído no início do século 19 e que expõe objetos significativos da história do município, incluindo artefatos de uso doméstico, do trabalho urbano, rural, artístico, entre outros.

 

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia da Max, professora Suzana Frittelli Bruno a visita permitiu, de forma prática, que os alunos entendessem o grau de importância de arquivos para a pesquisa histórica de uma realidade, além de mostrar diversas formas de se preservar documentos e objetos relevantes. “Além de aprenderem métodos de preservação, os alunos tiveram contato com arquivos importantes e ainda puderam observar de que formas os objetos são escolhidos para compor o acervo de um museu, e qual a sua importância histórica e educacional”, complementa.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful