Pedagogia marca início do semestre com realização de Aula Magna e Ciclo de Estudos

Pedagogia marca início do semestre com realização de Aula Magna e Ciclo de Estudos

Eventos aconteceram em três dias com a participação de vários convidados

Os aspectos que envolvem o conceito de inclusão na área da educação e as técnicas e cuidados que os professores devem ter para o melhor exercício da profissão foram assuntos tratados durante a Aula Magna e Ciclo de Estudos do curso de Pedagogia. Os eventos foram realizados de 15 a 17 de agosto. Ciclo_Pedagogia1

A primeira atividade aconteceu no Auditório da Prefeitura de Indaiatuba, onde  os alunos do segundo, quarto e sexto semestre participaram da Aula Magna, dia 15. Com o tema “Criatividade e empreendedorismo”, os estudantes ouviram atentamente as informações e dicas de consultor do SEBRAE Campinas, Samuel Aguiar de Castro e Souza.

Nos dias seguintes, 16 e 17 de agosto, foi a vez da realização do Ciclo de Estudos de Pedagogia no Campus 1 da MAX, com diversas discussões e especialistas convidados. “Um olhar psicopedagógico frente às dificuldades de aprendizagem” foi o tema abordado pela especialista Taciana Godoy. Já o maestro Wilson Brizola Fabro, responsável técnico do MAX Coral, entusiasmou alunos e professores com a palestra “O falar e o cantar do professor”. Com exercícios práticos, o convidado falou sobre emissão e recepção da voz.

A especialista Joana Canfora falou sobre “Autismo: um novo olhar sobre a prática pedagógica inclusiva”. Entre outros questionamentos, a convidada falou sobre a escola inclusiva. “Essa nova escola deve estar preparada para todas as deficiências. Por isso, é fundamental garantir qualidade de ensino independente da deficiência”, disse.

“Por que trabalhar em grupos” e “Gêneros textuais – textos materializados em situações comunicativas” foram os assuntos dos especialistas Eliana Vega e Evandro Pagani, respectivamente. As fonoaudiólogas Renata H. Furlan e Daniela Vassinom Rossito falaram sobre “Saúde Vocal” e trouxeram informações valiosas sobre problemas comuns entre os profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho. “O enfraquecimento da voz no final do dia, a voz rouca na sexta-feira e a quebra da voz durante a aula podem ser sinais de alteração vocal. Porém, é preciso manter hábitos saudáveis como alimentação equilibrada e sono regular para garantir melhor qualidade da voz. Porque se não fizermos nossa parte não adianta reclamar depois”, alertou Renata.Ciclo_Pedagogia2

Outro tema abordado de  grande relevância durante o  Ciclo de Estudos da  Pedagogia foi “Pensando o  processo de aquisição da  leitura e da escrita”,  liderado pelas professoras  de educação infantil Denise  Bento Correa e Flavia da  Fonseca Gomide. “A  iniciativa da MAX é  fundamental, pois é uma  discussão muito  importante. Por isso,  resolvemos compartilhar aqui teoria e prática do que vivenciamos na rede pública”, explicou Denise.

A palestra do professor Claudimar Meira, com o tema “Jogos de raciocínio – o jogo na alfabetização matemática”, também chamou a atenção e propôs atividades bem práticas aos alunos. Entre outros detalhes, o convidado explicou o uso do Tangram em sala de aula. “É um assunto muito atual, que está diretamente ligado ao conteúdo que os estudantes recebem nas aulas. E aqui eles tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa, criaram estratégias e praticaram bastante”, comentou a professora da MAX, Sheila Salles.

Para quem acabou de chegar na Faculdade, os eventos do curso superaram as expectativas. “Eu gostei de tudo, estou muito feliz pela minha escolha. Nós tivemos contato com especialistas de mercado e também com outros colegas do curso”, garantiu a aluna Francine Orati, que ingressou na MAX por meio do Vestibular de Inverno 2016.

28/08/2016

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful