Parque Ecológico de Indaiatuba vira cenário de aula prática de Educação Física

Iniciativa reuniu cerca de 90 estudantes de Licenciatura e Bacharelado

Cartão-postal da cidade de Indaiatuba, o Parque Ecológico edfisica_2possui 15 quilômetros de pistas de caminhadas, cooper e ciclovias, além de oferecer áreas específicas para prática de esportes como futebol, vôlei, bicicross, skate, remo e diversas modalidades de ginástica. E com tantos atributos voltados à atividade física, o local virou sala de aula ao ar livre para alunos do 4º semestre de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado, totalizando mais de 90 estudantes.

edfisica_3Ligada à disciplina Atividade Física de Aventura na Natureza, a atividade aconteceu dia 1º e foi dividida em duas partes. Primeiro os alunos foram divididos em grupos e estudaram esportes de aventura. Depois, no Parque Ecológico, fizeram apresentações e práticas.

“A participação dos alunos foi ótima. E o local tem tudo a ver com o tema da aula. Além de praticar, os estudantes puderam observar vários profissionais de Educação Física atuando em grupos, uma situação comum no Parque Ecológico. Ou seja, conseguiram ver como essa área traz oportunidades edfisica_4profissionais”, comentou o professor Luiz Guilherme Bergamo, responsável pela iniciativa.

Segundo a estudante Camila dos Anjos de Souza, foi uma vivência muito significativa. O grupo dela ficou responsável por apresentar a modalidade escalada. “Com essa atividade pudemos perceber que cada esporte exige um tipo de habilidade. Por exemplo, na escalada, a força nos braços é fundamental”, explicou.

A aluna reforçou ainda a importância das aulas práticas. “Esse tipo de proposta é muito boa. Estou gostando muito do curso, está superando minhas expectativas”, declarou.

Vale lembrar que o Parque Ecológico é um projeto do arquiteto e urbanista Ruy Ohtake, foi inaugurado em 1992 e hoje corta a cidade em 80%. É sede de vários eventos esportivos e culturais, entre eles o Carnaval de Rua e a Corrida Cidade de Indaiatuba.

17-11-2016