PALESTRA SOBRE BIOÉTICA DESENVOLVE OLHAR HUMANISTA NOS FUTUROS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Alunos do primeiro semestre tem oportunidade de conhecer o Dr. Luiz Carlos Ramos

“Nem tudo que é cientificamente possível é eticamente aceitável”, essa famosa frase de Van Potter do livro Bioética – Ponte para o Futuro, resumo exatamente o que foi a palestra realizada pelos cursos de Biomedicina e Fisioterapia, com a presença do palestrante Dr. Luiz Carlos Ramos, professor de Bioética e Estudos do Homem Contemporâneo da Universidade de São Francisco.

É importante para os alunos desenvolver uma análise sobre as futuras atividades dos profissionais da saúde. A coordenadora do curso de Biomedicina comenta que levar esse conhecimento para os alunos desde o primeiro semestre é fundamental. “É importante que os alunos entendam sobre Bioética, pois é a base de toda aplicação de conhecimento dentro da área da saúde, já que é uma profissão que lida diretamente com questões emocionais das pessoas, principalmente em momentos de dificuldade. Por isso acho relevante os alunos entenderem sobre o assunto desde o primeiro semestre”, explica Fátima Fujji.

O Dr. Luiz Carlos Ramos comenta que lidar com a Bioética é um exercício diário que o profissional da saúde deve sempre refletir diante das situações. “A cada momento lidamos com situações emergentes. Como por exemplo, os  pacientes terminais, e saber como lidar com isso fará a diferença do profissional que você precisa ser em cada situação. Pois você precisa saber se está estendendo a vida da pessoa ou somente o sofrimento da pessoa. E chega um momento que você tem que decidir e nesse momento entra a Bioética para lhe auxiliar”, afirma o professor.

Para o aluno do primeiro semestre de Fisioterapia, Rafael Marques Fernandes, a palestra foi excelente, pois trouxe à tona um tema que será utilizado durante toda a carreira já a partir da formação acadêmica. “Eu, com certeza, vou utilizar esse conteúdo para algo prático na minha carreira, principalmente como lidar com o ser humano, pois temos de ter critérios sociais e jurídicos para perceber onde se encontra nosso limite”.

Rafael destaca ainda que a iniciativa da MAX de trazer palestrantes especializados para debater sobre assuntos que norteiam a vida acadêmica e a formação profissional enriquecem o processo de aprendizado dos alunos. “Eu gosto quando trazem esse tipo de atividade. Isso acaba sendo um conhecimento a mais, pois quando vem alguém de fora é possível acessar o conhecimento de forma diferente. São muito interessantes esses conhecimentos mais específicos e menos discutidos para nos engrandecer como profissionais”, finaliza o estudante.

Ficou interessado em conhecer mais sobre Bioética? Inscreva-se no Vestibular de Inverno 2018 da Faculdade Max Planck.  Todos os cursos da instituição possuem 50% de aulas práticas desde o início, corpo docente altamente qualificado e infraestrutura moderna, com salas de aulas e laboratórios equipados de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. Agende sua prova ainda hoje! Terças e quintas-feiras, às 19h e aos sábados, 9h30. Acesse: www.faculdademax.edu.br. Max Planck a faculdade de Indaiatuba!

23/05/2018