Palestra sobre a Importância da Equipe Multidisciplinar com coordenadores do HAOC

Curso de Nutrição realiza palestra para estudantes entenderem o funcionamento do atendimento multidisciplinar em UTI

A formação de uma Equipe Multidisciplinar é feita por profissionais de diferentes áreas, ou seja, com formações acadêmicas distintas e que trabalham em prol de um único objetivo. No trabalho em equipe multiprofissional há a necessidade de uma inter-relação entre os diferentes profissionais que devem ver o paciente como um todo. Com isso o professor Alexandre O. Carmargo do curso de Nutrição, convidou a equipe de multidisciplinar da UTI do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), a qual também faz parte, para apresentar a Importância do Atendimento Multidisciplinar na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

O médico coordenador da UTI do HAOC, Alexandre Andreoli formado em Terapia Intensiva pela UNICAMP, com especialização em Administração em Saúde pela Fundação Getulio Vargas (FGV), apresentou aos alunos a importância da formação de uma equipe multidisciplinar dentro da UTI. “A equipe apresentou a importância do trabalho multidisciplinar para a recuperação dos doentes críticos, que geralmente estão em unidade de terapia intensiva. Na nossa rotina o nutricionista avalia os doentes diariamente, para conosco adequar a alimentação, que pode ser via oral ou sonda ou ainda diretamente na veia. O ajuste fino disso é realizado pelo nutricionista, diariamente para poder adequar a melhor terapêutica nutricional”, afirma Alexandre Andreoli.

A importância da equipe multiprofissional na saúde é referida por diversos autores e justificada de várias formas, como apresenta Lígia Rodrigues, formada em Terapia Intensiva pela UNICAMP e Fisioterapeuta e Coordenadora da UTI do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC), há treze anos. “É muito importante apresentar ao aluno uma equipe multidisciplinar, pois às vezes eles não possuem uma visão global, não conseguem visualizar as diversas necessidades de um pacientes e os cuidados que precisam ser tomados pelos profissionais da saúde. Um paciente internado na UTI precisa do cuidado integral de todos os membros da saúde, e poder perceber essa multidisciplinaridade enquanto estudam vai ajudar na formação com uma visão mais ampliada do que cada um faz dentro do ambiente hospitalar”, declara a fisioterapeuta.

O Coordenador de Enfermagem da UTI Adulto do HAOC, Geazes da Silva Oliveira, comenta sobre a importância dos estudos para formação de um profissional completo. “A palestra foi bastante proveitosa, eu nunca havia ministrado uma aula em faculdade e foi um prazer poder transmitir um pouco do nosso conhecimento para os alunos. Pois acredito que um profissional deve estar atento às novidades, procurando encontrar conhecimento específico, entendendo como funciona a realidade do tratamento de um paciente em cuidado intensivo. E ter essa partilha juntamente com toda a equipe que atuo foi incrível.

Daniela da Silva, estudante do 6º semestre do curso de Nutrição, conta sobre a experiência pessoal que teve quando precisou de ser internado no hospital. “Essa palestra foi muito importante, porque eu já fui paciente no HAOC e tive uma equipe multidisciplinar me atendendo, formada por médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, entre outros profissionais. Então eu sei a importância de profissionais de diversas áreas atendendo ao paciente crítico, porque eu já passei por esse momento”, comenta a aluna.

07/12/2017