Palestra e oficina marcam encontro do Programa Diabetes no Controle com alunos de Nutrição

Palestra e oficina marcam encontro do Programa Diabetes no Controle com alunos de Nutrição

Preparo de pratos integrais e livres de açúcares, e bate papo sobre importância das fibras para o organismo foram os temas desta edição

 

Os alunos do 6º semestre do curso de Nutrição da Faculdade Max Planck realizaram, na quinta-feira, 26 de novembro, a terceira atividade com os pacientes do programa Diabetes no Controle, com direito a palestra sobre A importância das fibras para o Diabetes e, na sequência, uma oficina culinária no laboratório de técnica dietética, que abordou Alimentos ricos em fibras, com os estudantes preparando panquecas integrais de ricota e geleia de cascas de frutas sem açúcar para os pacientes. A atividade foi vinculada a disciplina Nutrição e Saúde Coletiva.

Este foi o terceiro encontro da turma de Nutrição com os pacientes atendidos pelo Programa desenvolvido pela instituição de forma multiprofissional. Em setembro, o grupo passou por teste de flexibilidade, antropometria, anamnese e pesagem, o que ajudou nos resultados para iniciar os atendimentos. Em outubro, os futuros nutricionistas apresentaram uma peça teatral com o tema Entendendo a importância da Nutrição para o diabetes, além de tirarem as medidas dos pacientes para acompanhamento do estado nutricional.

Todo o processo foi supervisionado pela professora Lhais Barbosa, que diz que a participação dos alunos nesta atividade permitiu a aproximação da prática dos atendimentos em Nutrição. “Além disso, estimulou a responsabilidade e o desenvolvimento da autonomia na execução de tarefas”, explica.

Ainda de acordo com a professora, a participação no Programa Diabetes no Controle trouxe para os estudantes a oportunidade de conhecer o paciente e estabelecer um vínculo. “Também exercitaram a sua capacidade de orientação em Nutrição, de avaliar um registro alimentar e pensar em uma proposta de orientação nutricional individualizada”, conta a professora, que ressalta a evolução dos alunos na responsabilização pelo paciente, no aprimoramento da relação profissional-paciente e, principalmente, na prática dos atendimentos em grupo no campo da Nutrição.

O programa Diabetes no Controle é promovido pelos cursos da área de Saúde da Faculdade Max Planck e conta com a parceria da Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba, e visa promover a saúde de pessoas que têm a doença de forma multidisciplinar, envolvendo as áreas de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física e Farmácia. No primeiro ciclo, o Diabetes no Controle já está atendendo 40 pessoas. Mais informações pelo telefone (19) 3885 9901.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful