Oficinas de culinária pautam os encontros nutricionais do programa Diabetes no Controle

Atividades realizadas por alunos do 8º semestre do curso de Nutrição têm sido elogiadas

A participação do curso de Nutrição no programa Diabetes no Controle – parceria entre Faculdade Max Planck, Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba e Prefeitura Municipal de Indaiatuba – tem sido pautada por encontros muito produtivos no Laboratório de Alimentos da MAX. Durante as reuniões, os pacientes aprendem a fazer receitas da mesma forma que os alunos MAX são capacitados: com muita atividade prática.

oficina-do-diabeste-no-controle-2-jpg“Nós temos percebido que os participantes do grupo interagem muito mais nesse formato. Eles recebem as receitas, são orientados pelos alunos no preparo e ao final degustam. Isso faz com que entendam que a alimentação para diabéticos pode ser saudável e saborosa, além de muito fácil de fazer, eliminando resistências”, explica a coordenadora do curso de Nutrição, professora Bianca Sant ’Anna Pires Luiz.

As atividades são executadas por alunos do 8º semestre de Nutrição, sempre com supervisão da professora Flávia B. Azarite Carpaneda. “Esse trabalho é muito gratificante porque nós vemos a envolvimento dos pacientes, que sempre nos pedem novas receitas. E os alunos conseguem vivenciar uma prática social importante, que reforça os conceitos aprendidos em sala de aula”, conta.

Só durante o mês de outubro, o grupo já teve dois encontros. No primeiro, dia 14, foram apresentadas três receitas: Pão Funcional para Diabéticos, Patê de Ricota Temperada e Suco de Abacaxi com Hortelã. Tudo com ingredientes acessíveis e de fácil preparo. “Eu acho excelente participar. Agrega muito para nossa vida pessoal e profissional. Ao final, eles sempre batem palmas, é uma energia muito boa”, comenta a aluna Cinthia Amigo.

Outro encontro aconteceu no dia 18. Dessa vez, a receita foi Almondegas de legumes e tofu com molho de tomate caseiro. “Eu estou adorando participar. Eles são simpáticos, participativos, têm interesse em aprender e se cuidar. Então, dá gosto de ver nosso trabalho tendo resultados”, diz a aluna Natalia Mingato.

Para o presidente da Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba, Edvaldo Furtado Apolinário “Didi”, a parceria com a Faculdade está cada vez melhor. “Além de todo o aprendizado valioso, a gente degusta o que cozinhou. Tenho informação que 80% dos pacientes já fazem as receitas em casa. Esse formato de oficina foi a melhor solução”, finaliza.

Vale lembrar que o programa Diabetes no Controle engloba ações comandadas pelos cursos de Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição da Max Planck que desenvolvem atividades como diagnóstico e assistência nutricional, programação e controle de exercícios físicos, orientações para uso e conservação adequada dos medicamentos, além de oferecer consulta de enfermagem e fisioterapia, de acordo com a necessidade do paciente. Desde o início, o programa já realizou mais de 600 atendimentos na Interclínicas, unidade da Max Planck.

25/10/2016