NUTRIÇÃO: “Vem chegando o verão…” – Fique atento para evitar as intoxicações alimentares!

NUTRIÇÃO: “Vem chegando o verão…” – Fique atento para evitar as intoxicações alimentares!

O verão é a estação do ano mais propícia a casos de intoxicação alimentar. Por isso, os cuidados neste período do ano devem ser redobrados.

As doenças relacionadas ao consumo de alimentos que possam estar contaminados com microrganismos patogênicos são chamadas de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs). Normalmente causam enjoos, vômitos e diarreia. Nas pessoas mais sensíveis, como crianças, gestantes e idosos, as complicações podem ser bem mais graves.

Durante o verão ficamos mais vulneráveis a esse tipo de intoxicação, principalmente pelo hábito de comer fora de casa. Além de ficarmos atentos à hidratação, devemos analisar os alimentos que iremos consumir.

Confira algumas dicas valiosas:

Manter os alimentos refrigerados - microrganismos adoram temperatura elevada. Por isso, devemos ficar atentos e manter os alimentos refrigerados. É importante mantê-los em recipientes fechados, em bolsas térmicas ou embalagens de isopor. Para manter a temperatura, utilize gelo feito de água filtrada. Para cada alimento há um tempo limite nesse tipo de armazenamento. As frutas são as melhores opções, pois hidratam e são práticas. Atenção para alimentos como presunto, queijo, maionese, etc.

Praia – se a opção for levar alimentos de casa, prefira aqueles que não necessitem de manipulação, tais como frutas in natura, frutas secas e biscoitos. Se a opção for comprar os alimentos na praia, devemos ficar atentos à temperatura dos alimentos. Alimentos gelados devem estar gelados. Alimentos cozidos devem ser estar bem cozidos, sem aspecto de cru. Além disso, devemos observar o local de manipulação dos alimentos e preparo. Esses locais devem valorizar a higiene (limpeza dos trabalhadores, cabelos presos, higiene dos aventais, das panelas e recipientes).

Lavar as mãos – sempre que possível, mantenha as mãos limpas. Se estiver em algum local onde não é possível realizar a lavagem completa das mãos, utilize o álcool em gel. As mãos carregam milhares de microrganismos.

Restaurante self-service – é um local de grande circulação de pessoas. Observe se o restaurante preserva a higiene, se os alimentos estão protegidos e estão mantidos em temperatura correta.

Bebidas – é fundamental aumentar o consumo de líquidos no verão. No entanto, devemos observar a procedência das bebidas. Quando comprar uma garrafa de água, verifique se o lacre de segurança está intacto e a data de validade. Atenção para sucos e bebidas alcoólicas preparadas com frutas ou leite. As frutas e o leite devem estar acondicionados em locais refrigerados.

Aproveite o verão de forma saudável!

Bianca Sant ’Anna Pires Luiz – Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, é especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP (2006) e em Saúde Pública pela UNIFESP (2008). Mestre em Ciências pelo Departamento de Endocrinologia Clínica da UNIFESP (2011), possui 11 anos de experiência em atendimento clínico-nutricional, especialmente em Diabetes tipo 2 e Cirurgia Bariátrica. Atualmente é coordenadora e professora do curso de Nutrição da Faculdade Max Planck.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful