Nutrição realiza visita técnica em restaurante industrial de grande porte

Alunos do 4º e 6º semestres participaram da atividade em Campinas

A área de alimentação industrial é uma das que mais crescem em oferta de vagas para nutricionistas. E por ter um processo com muitas etapas e especificidades, merece um olhar bastante atento dos profissionais do setor. Pensando em promover uma vivência significativa nesse sentido, o curso de Nutrição promoveu uma visita técnica ao restaurante da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, dia 24, envolvendo alunos do 4º e 6º semestres.

“Eu achei maravilhoso porque na teoria é uma coisa, mas quando a gente vê o funcionamento amplia a nossa visão. O que chamou mais a atenção foram os métodos de produção e os equipamentos, porque em função da quantidade tudo tem uma dimensão muito maior do que a gente vê normalmente”, comentou a aluna Maria Aparecida Gomes Melaré, do 4º semestre.

O restaurante produz cerca de 15 mil refeições por dia, entre café da manhã, almoço e jantar. Os pratos são servidos para diversos setores da Universidade, como os refeitórios administrativo e universitário, do colégio técnico e para os funcionários do Hospital das Clínicas.  Durante a visita os estudantes puderam conferir boa parte do processo, como o recebimento, pré-preparo, armazenamento, preparo e o fluxo de distribuição.

“Nós fomos recebimentos por duas nutricionistas que apresentaram muitos detalhes aos estudantes. E eles interagiram muito, fazendo perguntas e tirando dúvidas. Foi muito bom para correlacionar os conceitos teóricos com a prática profissional”, explicou a professora Kelly Ferreira dos Santos, que acompanhou a turma.

Cerca de 35 alunos participaram da atividade, que teve relação com as disciplinas Gestão Administrativa em UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição) e Higiene e Legislação de Alimentos. “Eu acredito que é um diferencial muito importante para os nossos alunos porque dificilmente vão conhecer uma UAN desse porte, que produz tantas refeições. Então, é uma vivência muito boa”, disse a docente.

A aluna Maria Aparecida concorda com a professora. “Tudo funciona muito bem, é tudo organizado. Eu já tinha uma visão muito positiva da importância do nutricionista, mas ajudou a ampliar ainda mais minha percepção. Porque mostrou que nosso trabalho vai muito além que produzir cardápios. E eu acho que a MAX está de parabéns com essas iniciativas”, afirmou.

14/12/2016