Nutrição realiza tradicional almoço de Dia das Mães com a Casa da Mulher Anália Franco

Iniciativa reuniu estudantes de vários semestres que elaboraram cardápio especial

O Centro de Convivência da Faculdade Max Planck ganhou um colorido especial com a realização do tradicional almoço em homenagem ao Dia das Mães para usuárias e voluntárias da Casa da Mulher Anália Franco, de Indaiatuba, produzido pelo curso de Nutrição em parceria com a instituição social. O evento reuniu cerca de 80 pessoas, além de 15 alunas de vários semestres de Nutrição.

A iniciativa faz parte de projeto social que o curso realiza há seis anos com a Casa. “A ideia é que possamos assistir essas usuárias com todo o suporte nutricional. Então, durante o ano, elas recebem orientações por meio de palestras e oficinas. E esse almoço é uma das atividades. Para os alunos é um ganho acadêmico, porque vivenciam a prática profissional, além de terem contato com essa visão humanista da profissão, que é muito importante”, explica a coordenadora do curso de Nutrição, professora Bianca Sant’Anna Pires Luiz.

Na abertura do evento, o diretor da Faculdade, professor Hector Edmundo Huanay Escobar, reforçou a importância desse tipo de iniciativa. “A MAX tem duas grandes bandeiras. Uma consiste em aulas práticas. A outra são os projetos sociais, que trazem o engajamento dos alunos para que sejam, além de profissionais tecnicamente capacitados, cidadãos conscientes de seu papel e atuantes em iniciativas de transformação social”, disse.

Para o almoço, os convidados foram recebidos com música ao vivo, com artista convidado pela Casa da Mulher. Também foi a instituição social que forneceu os insumos para o preparo de um cardápio caprichado. De entrada, antepasto de berinjela com salada colorida de folhas verdes; como prato principal, macarronada com almôndegas; e de sobremesa uma caçarola italiana. Ao final houve sorteio de brindes aos participantes, preparados carinhosamente pela equipe da Casa da Mulher.

“Eventos como esse agregam muito para nós, que somos estudantes, pois conseguimos unir o útil ao agradável, afinal gostamos de cozinhar. E ao trazer esse evento para a Faculdade podemos produzir o almoço no local onde temos aulas práticas, além da possibilidade de interagirmos com outros semestres. Ficamos muito sensibilizados, por isso cozinhamos com muito amor e carinho”, disse Priscila de Oliveira Mamede, do 3º semestre.

Colegas de curso, Josiane Guimarães (5º semestre) e Isabela Nogueira (1º semestre), também aprovam o projeto. “É muito gratificante por ver o sorriso das mães diante de um almoço tão simples, mas feito com tanto carinho”, afirma Josiane. “Foi emocionante, uma sensação muito boa ver como o nutricionista é essencial para a sociedade”, completou Isabela.

Quem recebeu o benefício também saiu satisfeito. “Eu gostei, principalmente da comida, boa demais. Até pedi a receita da caçarola, que estava maravilhosa”, comentou a voluntária da Casa da Mulher, Rozy Aparecida Bogaro Rodrigues. “É muito legal essa iniciativa da Faculdade em apoiar os alunos a colocar em prática os conhecimentos. Eu já participei de oficinas e palestras e gostei muito”, contou a usuária Maria Victória da Silva Rodrigues de Oliveira, que está com 27 semanas de gestação.

Emocionada, a coordenadora da Casa da Mulher Anália Franco, Elisabeth Athayde, reforça a importância das parcerias. “A Casa da Mulher existe desde 2001. Atendemos gestantes dos 13 aos 17 anos, em um grupo, e gestantes acima de 18 anos em outro. Também atendemos mães não gestantes e também as chamadas puérperas, com quem fazemos acompanhamento até o bebê fazer 1 ano de idade. Então, parcerias são muito importantes para nós, como essa da Faculdade Max Planck, que acontece desde 2011. E esse projeto do almoço é para reunir mães e voluntárias, um momento muito importante para nós”, concluiu.

18/05/2017