Nutrição realiza aula prática com aplicação de Metodologias Ativas

Cerca de 60 alunos do 1º semestre participaram da atividade

“A atividade foi muito boa, pois a aula acaba sendo bem dinâmica e sai da rotina. O interessante é poder dar sua opinião sobre o assunto trabalhado na aula, com isso temos uma interação maior com o assunto, professor e a sala”. A afirmação do aluno Raimundo Aparecido da Silva, aluno do 1º semestre de Nutrição, está relacionada à atividade prática realizada a partir dos conceitos de Metodologias Ativas – sistema adotado pela Faculdade Max Planck que transforma alunos em protagonistas do seu próprio aprendizado, enquanto os professores são facilitadores atuantes do processo.

Direcionada a um grupo de 60 alunos, a atividade foi liderada pela professora Maria Guimar Matheus Mazon. “Trabalhamos com nove grupos de alunos e cada um analisou um caso envolvendo situações de atendimento e interação social na área da saúde. Após realizadas as análises, cada grupo apresentou as conclusões”, afirma. De acordo com a docente, durante as apresentações, os alunos puderam fazer perguntas e comentários, o que tornou o processo ainda mais ativo. “Os alunos mostraram-se motivados e participativos”, concluiu.

Quem participou do processo, garante a efetividade do formato da aula. “É positivo porque cada aluno tem uma opinião e o professor consegue conduzir melhor a aula. Muitas vezes o aluno sendo protagonista e participando da aula consegue tirar melhor suas dúvidas e a dúvida de um pode ser a dúvida de todos da sala”, diz o aluno Raimundo.