NUTRIÇÃO: Preparado para o Carnaval? Confira os melhores hábitos para uma folia saudável!

NUTRIÇÃO: Preparado para o Carnaval? Confira os melhores hábitos para uma folia saudável!

Junto com o verão vem o Carnaval, época de muita folia e diversão, que precisa de muito fôlego. Para manter a saúde e a disposição, é preciso redobrar a atenção na alimentação. Nesse período as pessoas cometem muitos excessos, seja atrás de uma dieta restritiva ou de uma semana repleta de muita comida e bebida. Para quem pretende eliminar uns “quilinhos” antes do Carnaval, deve ficar atento às dietas malucas e milagrosas. O ideal é se alimentar com equilíbrio e orientação. Invista nas frutas, verduras, legumes, carnes magras, alimentos integrais, que aumentam a saciedade e ajudam no controle do peso.

Durante a folia gastamos muita energia e precisamos estar bem alimentados para evitar um mal-estar que pode estragar a festa. A primeira dica é manter a hidratação. Nesta época perdemos bastante líquido e energia por causa do calor e da movimentação nas festas. Uma prática adequada é manter o corpo hidratado com água, sucos de frutas naturais e água de coco. Quando a opção for bebida alcóolica, a sugestão é intercalar a dose com outra bebida hidratante (água, água de coco, sucos naturais). Cuidado com o consumo excessivo de refrigerantes! São produtos que possuem muito sódio contribuindo para a desidratação.

Além da hidratação, é fundamental separar um tempo para se alimentar e não ficar mais de três horas sem comer. A melhor opção são alimentos leves e de fácil digestão, como saladas nutritivas, carnes magras, cereais integrais, lanches naturais e frutas. Evite alimentos pesados e gordurosos que irão “roubar” a sua energia durante a folia.

Muita atenção se a opção for se alimentar no circuito da folia! Observe o local onde a comida está sendo preparada. Deve-se evitar locais onde é possível perceber que não há nenhum cuidado com a higiene. E lembre-se: sempre lave as mãos antes de comer!

Exagerou na bebida? Hidrate-se e descanse! O álcool tem efeitos que demoram para ser metabolizados, por isso, é fundamental descansar e repor os eletrólitos perdidos. Você pode optar por água, água de coco e até mesmo bebidas isotônicas. Evite tomar café ou outros estimulantes, pois potencializam o mal-estar e o desconforto.

Depois da folia, volte à rotina com uma alimentação saudável e equilibrada orientada por um nutricionista!

Aproveite o carnaval de forma saudável!

Bianca Sant ’Anna Pires Luiz – Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, é especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP (2006) e em Saúde Pública pela UNIFESP (2008). Mestre em Ciências pelo Departamento de Endocrinologia Clínica da UNIFESP (2011), possui 11 anos de experiência em atendimento clínico-nutricional, especialmente em Diabetes tipo 2 e Cirurgia Bariátrica. Atualmente é coordenadora e professora do curso de Nutrição da Faculdade Max Planck.

13/02/2017

 

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