Nutrição encerra semestre com ações especiais para o grupo Diabetes no Controle

Palestra sobre adoçantes e oficina para preparo de suco verde aconteceram na MAX

Para encerrar o semestre em grande estilo, o curso de Nutrição realizou duas atividades especiais com o grupo Diabetes no Controle – parceria entre a Faculdade Max Planck e a Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba. “Essa parceria tem nos proporcionado momentos muito especiais. E por nós esse relacionamento não terá fim”, garante o presidente da Associação, Edvaldo Furtado Apolinário “Didi”.

Preparadas por alunos do 7º semestre de Nutrição, as atividades tiveram acompanhamento dos docentes. “É muito interessante ver a evolução dos dois grupos, tanto dos alunos, que estão cada8d983fcc-41fc-45b0-92d1-a13a0c6f0b09 vez mais prontos    para o mercado de trabalho, como os participantes do Diabetes  no Controle, porque vemos os resultados positivos acontecendo  na saúde deles”, explica a coordenadora do curso de Nutrição,  professora Bianca Sant’Anna Pires Luiz.

Os diversos tipos de adoçantes estiveram em destaque na  palestra realizada no dia 14. “Eu achava que adoçante era só  aquilo que colocamos no café. Mas tem muitas pegadinhas,    produtos que trazem adoçantes e a gente nem percebe”, afirma Mario Luiz Pedrão, de 58 anos. O aposentado Emanuel Pereira, 62, concorda com o colega de grupo. “Aprendi que o Stevia é o melhor, por ser natural. Então, a partir de agora, o que eu não conseguir tomar ou comer sem adoçante vou trocar por esse tipo”, explica.

No dia 21 foi a vez do grupo se reunir no Laboratório de Alimentos da MAX, pois a proposta era uma atividade bem prática. Para isso, os alunos de Nutrição escolheram o Suco Verde para ensinar a receita passo a passo. “Esse suco tem ingredientes de alto teor nutritivo e que agregam muito para o bem-estar do portador de diabetes”, comenta a professora responsável pela atividade, Flavia B. Azarite Carpaneda.

Durante a atividade, os alunos explicaram os benefícios dos ingredientes, além de mostrar o preparo adequado para a produção do suco. Para a aluna Denise Cheavegatti, que já atua como enfermeira, os encontros com esse grupo são sempre muito positivos. “Eu gosto de trabalhar com pacientes crônicos, como os portadores de diabetes, porque conseguimos acompanhar e ver a evolução. Nesse sentido, estou bem satisfeita com o curso, que nos proporciona essa oportunidade”, diz.

O aposentado Casemiro Ferreiro, de 70 anos, é um dos participantes mais assíduos do grupo e se mostra muito grato e satisfeito com o atendimento recebido. “Só tem um lado ruim, que foi constatar a nossa ignorância. Mas com as informações que recebemos, agora vai ficar tudo melhor”, garante.

Importante ressaltar que o programa Diabetes no Controle engloba ações comandadas pelos cursos de Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição da Max Planck que desenvolvem atividades como diagnóstico e assistência nutricional, programação e controle de exercícios físicos, orientações para uso e conservação adequada dos medicamentos, além de oferecer consulta de enfermagem e fisioterapia, de acordo com a necessidade do paciente. Desde o início, o programa já realizou mais de 600 atendimentos na Interclínicas, unidade da Max Planck.

Confira a receita do Suco Verde, bem como suas principais propriedades.

Benefícios dos ingredientes

Couve manteiga: rica em fibras, minerais (cálcio, magnésio, fósforo, selênio) e vitaminas (E, K e C), além de apresentar baixo teor calórico e ser fonte de luteína, betacaroteno (pigmentos importantes dos vegetais), quercetina (composto bioativo com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes), entre outros.

Salsinha: rica em vitaminas A, B1, B2, C, D e K, além de minerais como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio. Auxilia o sistema imunológico, purifica os rins, entre outros benefícios, além de ser anti-inflamatória.

Pepino: rico especialmente em vitaminas A, B, C e K (aumentam a imunidade). Dá suporte ao pâncreas na produção de insulina sendo ótimo para diabéticos. Além de minerais como cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco, fluoreto e sílica.

Limão: fruta rica em vitamina C, complexo B e sais minerais (fósforo, cálcio e ferro), além de alcalinizar o sangue.

Maçã: É rica em flavonoides e antioxidantes. polifenis, flavonoides (quercetina) e substâncias antioxidantes como vitamina B e C.

Ingredientes para uma pessoa

1 pepino com casca, 1 maçã com casca, ½ limão com casca (retirar a película interna para não amargar),1 folha grande de couve manteiga (ou 2 pequenas), 1 punhado generoso de salsinha.

Modo de fazer

1.Higienizar todos os ingredientes

2.Picar o pepino, o limão e a maçã com casca e colocar no liquidificador. Ligar socar com uma cenoura.

Quando se transformar em uma mistura homogênea acrescentar os demais ingredientes aos poucos e deixar bater até formar um creme homogêneo.

3.Coar num pano de voil (tecido para véu/mosqueteiro) e tomar em seguida.