NUTRIÇÃO – A polêmica do leite

NUTRIÇÃO – A polêmica do leite

O consumo do leite acontece desde os tempos pré-históricos e foi uma verdadeira revolução antropológica. Foi considerado um alimento com diversas capacidades curativas e usado na prática clínica durante muitos séculos.

Atualmente nos deparamos com problemas e benefícios relacionados à ingestão do leite. Além disso, muitos profissionais da Saúde se colocam em uma posição rígida contra o consumo, e muitas vezes indicam a restrição da alimentação, sem analisar a condição do paciente, ou seja, sem considerar uma alergia ou intolerância ao leite.

Segundo pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), aproximadamente 40% da população brasileira apresenta algum desconforto causado pela ingestão do leite e seus derivados. Apesar desses dados, nem sempre é necessário excluir totalmente os produtos lácteos da alimentação.

A intolerância à lactose surge quando o organismo não consegue digerir o leite e seus derivados. A falta ou produção insuficiente da enzima lactase (responsável pela quebra da lactose – açúcar do leite) é a principal causa. Os sintomas podem ser leves ou relevantes e estão associados a diversos problemas gástricos. O tratamento procede de acordo com a intensidade dos sintomas.

Em geral, a lactose é excluída da alimentação e com o tempo poderá ser reintroduzida em pequenas quantidades. Os percursos a seguir devem ser alinhados pelo médico gastroenterologista e o nutricionista.

Para a população, normalmente, o leite é repleto de benefícios. Antes de excluir o leite da alimentação, o indivíduo deve ser avaliado para saber sua condição real. Um dos benefícios do leite é a garantia de excelente fonte e quantidade de cálcio, que está diretamente envolvido na manutenção da saúde óssea.

O leite e seus derivados são alimentos de destaque na pirâmide alimentar e são recomendados pelo Ministério da Saúde por possuírem proteína de alto valor biológico e alta biodisponibilidade de cálcio. A retirada da dieta deve ser avaliada por um médico especialista, orientada e acompanhada pelo nutricionista.

Bianca Sant ’Anna Pires Luiz – Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio, é especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP (2006) e em Saúde Pública pela UNIFESP (2008). Mestre em Ciências pelo Departamento de Endocrinologia Clínica da UNIFESP (2011), possui 11 anos de experiência em atendimento clínico-nutricional, especialmente em Diabetes tipo 2 e Cirurgia Bariátrica. Atualmente é coordenadora e professora do curso de Nutrição da Faculdade Max Planck.

 13/09/2017

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful