Novos laboratórios ampliam oportunidade de aulas práticas para Arquitetura e Engenharias

Novos laboratórios ampliam oportunidade de aulas práticas para Arquitetura e Engenharias

Instalados no Campus I, quatro novos laboratórios irão beneficiar centenas de alunos

Reconhecida pelo MEC com nota máxima em infraestrutura, a MAX está sempre investindo em melhoria dos dois Campi, especialmente no que diz respeito ao suporte e ferramentas para o desenvolvimento de aulas práticas. No início de 2017, os alunos de Arquitetura e das Engenharias – Civil, de Controle e Automação e de Produção – foram surpreendidos com uma nova ala de laboratórios que passaram por reformulações e ampliações.

“Esses laboratórios foram um grande investimento da Instituição, que não poupa esforços para oferecer a melhor infraestrutura
aos alunos. Cerca de 3 milhões foram gastos com montagem, adequação e modernização nos últimos anos. E a proposta é que os recursos sejam constantes. Tudo isso para oferecer um ensino superior de qualidade baseado no aprendizado de aulas práticas desde o início do curso”, explica o gestor institucional, professor Heleno da Silva Luiz Junior.

A primeira novidade é no Laboratório de Produção que abriga a Fábrica de Fraldas, que ganhou novo layout e mais espaço para as atividades práticas dos cursos. O objetivo é reproduzir os conceitos de produção de uma indústria, além de abrir espaço para interação com a comunidade por meio de ações sociais – como as fraldas que são produzidas para instituições sociais.

Pensando em proporcionar o cenário adequado quando se fala em desenvolvimento de projetos de usinagem, o Laboratório de Protótipo foi todo equipado com máquinas utilizadas em plantas de fábricas, como policorte, serra fita horizontal, motoesmeril, além de serra, furadeira e tornos de bancada. O espaço possui ainda um minicentro de usinagem, conhecido na área de engenharia como CNC. Com todos esses equipamentos, o laboratório está preparado não só para aulas práticas, como também poderá ser utilizado pelos alunos para projetos acadêmicos.

O Laboratório de Marcenaria é outro espaço dedicado às aulas práticas dos cursos de Exatas. Nele, será possível desenvolver qualquer projeto em madeira com todo conforto e segurança necessários. Os equipamentos são todos novos e atualizados de acordo com as exigências do mercado. Ou seja, o que os alunos verão nas aulas é exatamente o que é utilizados pelas empresas.

Para completar, houve ainda a instalação do Laboratório de Hidráulica, Elétrica, Luminotécnica e Térmica, que irá simular condições reais de uma residência, permitindo assim realização de aulas práticas de várias disciplinas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Parte dos equipamentos foi doada por empresas parceiras, entre elas Schedule, Amanco e Studio Lumière Iluminação e Acessórios.

Os novos laboratórios são organizados e mantidos por três profissionais: o encarregado Tiago Balbino e dois técnicos, Alan Kardec Flores e Cristian da Silva Costa, ex-alunos de Engenharia da MAX. Com experiência anterior na área industrial, Cristian afirma que utiliza conceitos de sala de aula em sua nova atividade. “Não tem oportunidade melhor, especialmente porque meu trabalho impacta diretamente na melhoria do curso, oferecendo o que há de melhor para os estudantes aprenderem na prática. E com minha vivência de indústria, acredito que posso colaborar muito para trazer essa realidade para o universo acadêmico”, explicou.

Para o colega Alan Kardec, a instalação dos novos laboratórios é fundamental. “Vai melhorar muito para os alunos, especialmente pela quantidade de equipamentos, divisão de laboratórios, permitindo manter cada sala com um foco de projeto, que facilita muito o aprendizado”, disse.

As novas instalações completam o quadro de mais de 30 laboratórios que a MAX disponibiliza nos dois Campi para todos os cursos.

 

27/03/2017

 

 

 

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful