Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares

É emergente construir pesquisas sob a ótica da interdisciplinaridade, superando as barreiras organizacionais existentes nas universidades organizadas em disciplinas que busque trabalhar em rede intra e interdisciplinares, para contribuir com o processo de desenvolvimento de políticas públicas que favoreçam o papel do Centro Universitário Max Planck – UniMAX como gerador de conhecimentos, práticas e reflexões. Não obstante, essa proposta deve considerar o empreendedorismo, uma sociedade mais liberta, contemplando desta forma, um novo modelo de gestão do conhecimento.

Objetivos do NEPI

Considerando o exposto acima, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares (NEPI) tem os seguintes objetivos:

  • Promover, incentivar e estimular a produção científica para e entre professores e alunos;
  • Coordenar, monitorar e avaliar o desenvolvimento de projetos de pesquisa desenvolvidos nas linhas criadas;
  • Possibilitar a integração de docentes, pesquisadores, técnicos, alunos de graduação e pós-graduação nos projetos e nas atividades desenvolvidas;
  • Desenvolver a produção do conhecimento científico, interligando as atividades de ensino, pesquisa e extensão, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades de alunos e professores, propiciando a articulação entre a teoria com a prática;
  • Estimular e fortalecer a perspectiva da pesquisa multidisciplinar e coletiva, identificando temáticas de interesses comuns;
  • Permitir a criação de infraestrutura e de condições de trabalho adequados aos estudos e pesquisas;
  • Ministrar cursos a partir dos resultados sistematizados das áreas afins envolvidas;
  • Colaborar para o desenvolvimento da Região em que se encontram inseridos o Centro Universitário de Jaguariúna – UniFAJ e o Centro Universitário Max Planck – UniMAX de Indaiatuba;
  • Divulgar os resultados obtidos nos estudos e pesquisas do Núcleo na Intellectus Revista Acadêmica Digital, bem com em outras revistas nacionais e internacionais e em eventos.

Processos principais

Nesse sentido, o NEPI viabiliza a criação de Grupos de Estudos Transdisciplinares, e Interdisciplinares nas diferentes áreas de concentração: Saúde; Educação, Cultura e Sociedade; Ciências Exatas e Tecnológicas; Ciências Sociais Aplicadas. Sendo os Grupos coordenados por professores e abertos a alunos de graduação, pós-graduação, egressos, professores e pesquisadores externos.

Organograma NEPI

Editais NEPI

Nenhum arquivo disponivel no momento.

 

Grupo de Estudos

INTERDISCIPLINARES

Grupo de Estudos de Pesquisa de Métodos e Metodologias de Ensino (GPMME)

1. Apresentação

Ao longo da Formação do curso de Pedagogia, apresentam-se aos alunos uma diversidade de Métodos e Metodologias de Ensino para que possam ter o embasamento histórico, teórico, funcional e “noção” das práticas para que possam utilizar em sua vida profissional. Porém, há uma vasta dificuldade de compreensão real em relação a eficácia, escolha e possibilidade que esses Métodos e Metodologias demonstram na teoria.

O grupo tem como objetivo geral fazer um levantamento das diversas Metodologias e Métodos de Ensino, propondo discussões e práticas para compor o seu aprendizado melhorando o processo em suas vidas acadêmicas, assim como auxiliar na ampliação de conhecimentos para sua vida profissional.

2. Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Alves Cerdan

Grupo de Estudos e Experimentação Gráficas Críticas da Cidade Contemporânea (GRAF.URB)

1. Apresentação

A relevância deste grupo de estudos para o campo dos estudos urbano parte de uma ambivalente justificativa: a necessidade de se analisar e produzir mais formas de experimentações gráficas e de compreende-las a partir de articulações coletivas. O anseio por pesquisar e propor grafias críticas nos leva a um intercâmbio entre pensadores, arquitetos, artistas e cineastas importantes para os estudos urbanos.

O Grupo de Estudos tem como objetivo geral realizar estudos gráficos manuais e digitais, como fotografias, colagens, vídeos, cartografias, dentre outros, com o intuito de enxergar de maneiras distintas variados problemas urbanos no contexto Região Metropolitana de Campinas.

2. Coordenador: Prof. Me. Gabriel Teixeira Ramos

Grupo de Estudos em Bioética (GEB)

1. Apresentação

O Grupo de Estudos em Bioética é formado por diversos profissionais de diferentes áreas do conhecimento para, em um contexto pluralístico e utilizando metodologia interdisciplinar, discutir e trabalhar os diversos componentes de vários setores de atividades conexas com a vida e a saúde do homem e discutir os variados conflitos éticos no contexto atual.

O Grupo de Estudos tem como objetivo promover a oportunidade de desenvolvimento de pesquisas de delineamentos diversos na área da Bioética.

2. Coordenador: Profa. Dra. Elisandra Villela Gasparetto Sé

Grupo de Estudos das Diversidades e Preconceitos (GEDIP)

1. Apresentação

Dada a importância que as questões que o direito ás minorias vem ocupando no mundo contemporâneo, faz-se necessário que se desenvolva projetos que contemple as questões relacionadas ao assunto, seja ele acadêmico ou prático.

O Grupo de Estudos tem como objetivo fazer um levantamento dos diferentes gêneros, sexualidades, identidades de gêneros e etnias que fazem parte da comunidade discente do Centro Universitário Max Planck e entender quais as vivências e dificuldades que esses grupos experimentam em suas vidas acadêmicas.

2. Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Alves Cerdan

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful