Metodologias Ativas é tema de encontro em Jaguariúna

Metodologias Ativas é tema de encontro em Jaguariúna

Atividade reuniu coordenadores e professores da Max Planck e FAJ que foram apresentados ao formato pedagógico que visa o aprimoramento da aprendizagem

Por Samanta De Martino

A manhã de sábado, 27, começou muito diferente para coordenadores e professores da Faculdade Max Planck Indaiatuba e Faculdade de Jaguariúna (FAJ), que participaram da primeira etapa da capacitação em Metodologias Ativas, realizada no campus II da FAJ. A primeira atividade do dia foi lançada como proposta de levar os presentes a trabalhar o inusitado, já que todos foram convidados a fazer um passeio de balão. “A ideia era trabalhar metaforicamente o novo”, relata a gestora do departamento de Projetos da instituição, professora Márcia Lima Bortoletto.

Após o passeio, o grupo foi convidado a conhecer esta alternativa pedagógica que permite ao estudante autonomia e coloca o professor como um mediador do processo. A abertura do encontro foi realizada pelo diretor geral, professor Ricardo Tannus, que salientou que a educação vive um momento de mudanças, e a faculdade quer que o corpo docente faça parte disso, pois se trata de um marco na educação, uma inovação, que é construir o conhecimento junto com os alunos. “Não adianta o professor depositar o conhecimento e achar que o aluno vai decorar na prova e passar. Essa metodologia não é mais coerente com a realidade atual. Queremos formar pessoas com competências e habilidades práticas, e isso só será feito se construirmos juntos um projeto pedagógico. O professor tem que orientar a construção, ele não é mais o único detentor do saber”, pontua.

Participar do encontro foi um momento ímpar para a coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Max Planck, professora Bianca Sant Anna Pires Luiz, que afirma que todo o conhecimento adquirido permitirá aos professores colocarem em prática muito daquilo que já desenvolvem com os alunos, mas que com o conhecimento do formato pedagógico destas metodologias, será possível tornar as aulas cada vez mais produtivas. “O treinamento foi fantástico. Na ocasião, pudemos vivenciar a prática das metodologias ativas e isso nos motivou a implantar as técnicas com nossos alunos. Percebemos que, muitas vezes, já tentamos colocar algumas técnicas em prática, mas não conseguimos alcançar tanto sucesso por falta de treinamento”, diz.

Para a coordenadora do departamento Max Social, professora Vania Grillo, a proposta arrojada de mudar a forma de ensinar está diretamente ligada com a capacidade do ser humano de se permitir aprender a pensar de outra maneira e até a mudar hábitos. Além disso, a professora entende que, em um momento em que a economia do país está em dificuldades, uma instituição que investe na capacitação de sua equipe, só tende a crescer. “Agradeço aos diretores e mantenedores da Faculdade por continuarem investindo em nós, professores, para que façamos a diferença na educação”, comenta.

O sistema de Metodologias Ativas propõe, além de abrir-se para o novo e não ter medo de arriscar, sensibilizar os alunos sobre essa mudança cultural, tornando-os mais independentes em relação ao seu aprendizado, de forma a fazer com que eles sejam parte ativa nesse processo. Para alcançar este resultado, o sistema se vale de ferramentas como solução de problemas, projetos, simulações, estudo de caso, estudo dirigido, instruções em pares, aprendizagem em times, debates e sala de aula invertida. “Para respaldo nessas metodologias utilizaremos o domínio efetivo do autor Benjamin Bloom com a Taxonomia de Bloom e o Arco de Maguerez”, ressalta a professora Márcia.

Os professores Márcia Lima Bortoletto e Silvio Petroli Neto, que integram o Programa de Formação Continuada Docente (FOCO), são os responsáveis por replicar todo o conhecimento adquirido no curso, do qual participaram presencialmente, em maio, aos demais docentes O calendário de treinamento para o segundo semestre já está definido e os próximos encontros acontecem entre os dias 28 e 30 de julho.

 

03/07/2015

Metodologias Ativas é tema de encontro em Jaguariúna

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful