Mesa digital revoluciona ensino de Anatomia na Faculdade MAX PLANCK

Tecnologia nacional permite que várias pessoas a utilizem ao mesmo tempo de forma independente

A cada dia, os alunos dos cursos de Saúde da Faculdade MAX PLANCK, se aprofundam mais no estudo do corpo humano. Dessa vez, usando o laboratório totalmente inovador e com diferentes possibilidades de integrações, eles aprenderam a identificar a estrutura dos diversos sistemas anatômicos por meio da Mesa Digital de Anatomia.

Orientados pela professora Isabel Chagas, que leciona a disciplina de Anatomia Humana, os estudantes puderam observar as características específicas dos diversos órgãos humanos. Puderam ver também as peculiaridades de cada um e que são essenciais para a vida humana.

“Imagine ensinar anatomia humana e ainda explorar dezenas de casos reais sem a necessidade de cadáveres? Essa é a proposta da Mesa Digital de Anatomia que hoje a Faculdade MAX vem proporcionando a todos os alunos dos cursos da Saúde”, explica o coordenador do curso de Enfermagem, professor Alexandro Marcos Menegócio.

A solução inclui as aplicações Organnics e Bit 9, que juntas, possibilitam o uso em aulas das mais diversas carreiras da área da Saúde, como Medicina, Enfermagem, Odontologia, Educação Física, Fisioterapia, Radiologia e até Veterinária, trabalhando de modo a construir a interdisciplinariedade.

De acordo com o coordenador outro ponto forte é a plataforma multitoque, que aceita de seis a dez toques na tela ao mesmo tempo, permitindo que diversas pessoas a utilizem ao mesmo tempo e de forma independente. “Por se tratar de uma tecnologia nacional, a Mesa Digital de Anatomia é uma alternativa interessante para instituições de ensino. Aliar tecnologia e custo mais baixo que o de tecnologias de fora do Brasil”, ressalta professor Alexandro.

A Mesa de Anatomia conta com duas aplicações principais: a primeira é o Organnics, software que lê arquivos em DICOM (Comunicação de Imagens Digitais em Medicina, da sigla em inglês), comuns em tomografias e ressonâncias magnéticas, e permite a sua manipulação. A solução funciona como uma estação de ensino e conta com diversas ferramentas que permitem ao usuário visualizar a parte do corpo selecionada sob diversos ângulos. Isso possibilitando ainda fazer medições, cortes, avaliações e mudanças de cor, para facilitar a identificação de diferentes tecidos o anomalias. O Organnics conta com dezenas de casos disponíveis para download em nuvem. O software permite ao usuário gerar e salvar relatórios e imagens selecionadas.

Já a segunda aplicação é o BIT 9, que permite trabalhar parte a parte o corpo humano. “Assim é possível visualizar separadamente os vários sistemas e órgãos em diversos ângulos. A solução tem um grande potencial didático por contar com descrições detalhadas de cada parte do corpo humano masculino e feminino. Outro destaque do programa é a seleção de movimentos”, diz o coordenador de Enfermagem.

Para o aluno do 3º semestre do curso de Enfermagem, Matheus Moreira Santos, a tecnologia representa um diferencial competitivo no mercado de trabalho e um avanço em seu aprendizado. “Acho inovador. É ótimo que a MAX traga essa Mesa para a Faculdade, isso nos coloca à frente de muitas outras faculdades. Para minha formação é muito interessante, pois agora posso conhecer a anatomia em qualquer ângulo que quiser de um modo muito interativo”, enfatiza o estudante.

SOBRE O CURSO: O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é o indicador oficial que analisa fatores como a qualificação dos professores, a infraestrutura disponível para os alunos e os recursos didático-pedagógicos empregados em sala de aula. Essa nota é dada às graduações de todo o Brasil pelo MEC (Ministério da Educação), podendo variar de 1 a 5. As tecnologias e inovações são bem vistas nas avaliações do MEC, deste modo a Faculdade MAX apresenta um excelente diferencial para uma avaliação em autorização, reconhecimento e recredenciamento de curso da área da Saúde.

A Faculdade MAX sempre inovando e perseguindo sua missão: foco na prática, em que as aulas teóricas contemplam 50% e as aulas simuladas de laboratório são também de 50%.

Na MAX seu futuro é na prática! Venha pra Max você também! Acesse: http://www.faculdademax.edu.br/