Mercado de trabalho para cuidadores de idosos deve crescer

Mercado de trabalho para cuidadores de idosos deve crescer

População idosa aumenta e demanda por profissionais também

 

Por Kassiana Bonissoni

 

A expectativa de vida do brasileiro aumentou, por isso, a população mais idosa do país tem crescido nos últimos anos. Conforme dados do IBGE, atualmente eles representam 7,9% da população brasileira. Em 2025, a previsão é de que esse percentual seja de 11,3%. Com esse crescimento, a procura por profissional especializado nos cuidados com os idosos também tende a aumentar. Essa faixa etária específica precisa de cuidados especiais, em alguns casos, geralmente quando são acometidos por doenças da longevidade como Alzheimer, problemas cardíacos e Mal de Parkinson, são necessários cuidados com alimentação, atenção, segurança, higiene e bem-estar adequados.

Com isso o mercado de trabalho também é movimentado, e uma das tendências é a profissionalização por meio da extensão em cursos de idosos, visando preencher essa necessidade.

O trabalho como cuidador de idoso é uma ocupação reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e enquadrada como doméstica, por isso, tem as mesmas garantias profissionais de todo trabalhador doméstico. Esta é uma opção válida e que cresce junto com a população mais idosa do país, principalmente para quem busca também uma vaga no mercado de trabalho. Em Indaituba-SP, a Faculdade Max Planck seguindo a tendência, preparou para o período de férias, em janeiro de 2016, um curso de extensão na área. “Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, os profissionais necessitam a cada dia mais de uma diferenciação, investir na qualificação ainda é a melhor maneira de manter-se ativo no mercado”, destaca a coordenadora de cursos, professora Cândida Acácia Barroca.

O curso tem duração de 60 horas com oito horas de estágio de observação em casa de repouso. As aulas começam no dia 18 de janeiro, de forma intensiva, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30. Durante as aulas os participantes serão orientados sobre os cuidados com a saúde dos idosos, primeiros socorros e emergências, alimentação e melhora na qualidade de vida deles. O corpo docente é multiprofissional, com especialistas e mestres das áreas de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia e Pedagogia.

Os interessados podem se inscrever até 11 de novembro, com desconto, diretamente na Interclínicas, no campus 1 da Faculdade Max Planck, de segunda a sexta, das 7h às 21h. Para participar o candidato precisa ter mais de 18 anos e os documentos necessários para a matrícula são cópia do documento de Identidade (RG) e do CPF. O pagamento é facilitado e pode ser parcelado.

Mais informações pelos telefones (19) 3264 0096 e (19) 3885 9901 ou por e-mail no endereço  cursocuidador@faculdademax.edu.br.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful