Medicina Veterinária promove campanha para prevenção de câncer em pets

Medicina Veterinária promove campanha para prevenção de câncer em pets

Ação acontece até novembro no campus do Hospital-Escola Veterinário

Por Giovana Nava

 

O curso de Medicina Veterinária está promovendo a Campanha Outubro Rosa 2015 – Prevenção ao câncer de mama, na qual os animais com alguma neoformação mamária poderão realizar todo o procedimento para a retirada do tumor com custo acessível.

A Campanha, que teve início no dia 13 de outubro, tem caráter interdisciplinar, envolvendo docentes, residentes, alunos e colaboradores do curso de Medicina Veterinária, que é ministrado no Hospital-Escola Veterinário. O plano disponível inclui consulta, exames laboratoriais de sangue, citologia (ciência que estuda as células, estruturas que compõe os órgãos e tecidos dos seres vivos) e histologia (ciência que estuda formação, estrutura e funcionamento dos tecidos biológicos) do tumor, diagnóstico por imagem (raio-x e ultrassom), procedimento cirúrgico anestésico, medicação pré e transoperatória e retorno após 10 dias da cirurgia.

Os animais que chegarem ao HEV com alguma neoformação mamária passarão por uma avaliação minuciosa que incluirá exame clínico completo, diagnóstico por imagem, coleta de sangue para avaliação pré-cirúrgica e citologia da neoformação para verificar se será necessária uma cirurgia.  Para fazer o atendimento clínico e intervenção cirúrgica, além das aulas práticas, que permeiam os 10 semestres do curso, os estudantes foram capacitados por meio de reuniões de orientação e workshops que abordaram temas como Anestesia e emergências e Coleta e processamento de amostras para identificação das neoformações em mama.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Maria Fernanda Vianna Marvulo, o câncer de mama é o tumor mais comum em caninas e felinas não castradas. “Caso o animal tenha uma formação dura na mama, deve-se procurar o médico veterinário para o diagnóstico correto e precoce”, explica a professora, que ressalta que o tumor pode aparecer, geralmente, após os cinco anos de idade em fêmeas não castradas antes do primeiro cio.

A primeira ação da campanha aconteceu no sábado, 24, no Parque Ecológico de Indaiatuba, durante o evento promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), e envolveu conscientização e orientação aos donos de pets sobre as possíveis alterações de mama, prevenção e detecção de anormalidades.

Durante a campanha Outubro Rosa, que segue até novembro, o valor do plano será de R$ 600 por paciente, independentemente de tamanho, idade ou espécie. O valor inclui todo o processo, desde a consulta, exames laboratoriais e de imagem, histopatologia, anestesia, cirurgia, material hospitalar e procedimento cirúrgico. Vale destacar que esse valor de campanha será praticado para as consultas agendadas durante o mês outubro e que o valor integral para atender uma cadela de pequeno porte, gira em torno de R$ 1,2 mil.

Os interessados devem procurar o Hospital-Escola Veterinário da Faculdade Max Planck até o dia 6 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As cirurgias serão realizadas entre os dias 27 de outubro e 25 de novembro. O HEV da Faculdade Max Planck está localizado à rodovia João Ceccon, 60, bairro Alto da Bela Vista, Indaiatuba. Mais informações sobre a campanha pelo telefone (19) 3885 9902.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful