Max implanta Núcleos para a integração profissional de alunos

Atividades abrangem Estágios, Consultorias e outros projetos

Vinculados aos cursos de Marketing e de Recursos Humanos, Núcleo de Estudos Práticos e Núcleo de Empregabilidade objetivam promover vivências práticas e integração profissional dos alunos no mercado

 

NÚCLEO DE ESTUDOS PRÁTICOS – NEP

O curso de Marketing, sob coordenação da profa. Viviane Di Battisti, está implantando o Núcleo de Estudos Práticos – NEP, para integrar a comunidade acadêmica da faculdade com o setor comercial/industrial/empresarial da cidade. Foi instituído um mecanismo de articulação com segmentos produtivos, com a participação de membros da faculdade e da comunidade empresarial, com o objetivo de desenvolver estudos práticos, projetos, pesquisa aplicada, atividades complementares, iniciação científica e atividades de extensão envolvendo alunos dos diversos cursos da faculdade. E, ainda, o desenvolvimento de estudos que possibilitem a oferta de novos cursos de graduação e a atualização da organização curricular dos cursos existentes, de acordo com a demanda por novos profissionais que o mercado de trabalho exige.

 

Para isso, segundo a profa. Viviane, a estrutura curricular dos cursos deve ser pautada em duas premissas básicas: promoção de formas de aprendizagem que desenvolvam no aluno sua criatividade, análise crítica, atitudes e valores orientados para a cidadania, atendo às dimensões éticas e humanísticas. E o desenvolvimento de competências para a aplicação, desenvolvimento e difusão de tecnologias, na gestão de processos de produção de bens e serviços.

 

O NEP é composto por coordenadores de cursos e representantes dos docentes dos cursos da Max. Os cursos de Pedagogia, Comércio Exterior e Logística já estão diretamente envolvidos no núcleo, onde participam, ainda, técnicos das empresas conveniadas. Entre elas: AIMI – Associação das Indústrias do Município de Indaiatuba – para quem os alunos de marketing já estão desenvolvendo um Plano de Marketing , ACIAI – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Indaiatuba, Prefeitura de Indaiatuba, Toyota, Unilever, Plastek, Yanmar do Brasil e GM do Brasil.

 

Por meio destes convênios os acadêmicos dos cursos superiores de tecnologia são inseridos no mercado de trabalho e acompanhados por orientadores indicados pelo Núcleo de Estudos Práticos.

 

Para a realização de estágios extracurriculares, o NEP firma convênio direto com as empresas e organizações. As áreas de interesse são as relacionadas às disciplinas pertencentes à matriz curricular dos seus cursos e, adicionalmente, a projetos multidisciplinares, como o Projeto de Novos Produtos. Outros projetos sob demanda específica das empresas conveniadas podem ser desenvolvidos: pesquisas específicas sobre satisfação, lealdade, ou elaboração de planos de marketing, ou outras atividades diretamente ligadas aos objetivos dos cursos.

 

Na área de Extensão, o NEP já propõe os seguintes cursos: Empreendedor – oferecendo à população as noções mínimas necessárias sobre a abertura de um negócio; Marketing pessoal – visando facilitar a busca de um emprego ou mesmo a manutenção e melhor projeção no emprego atual;  Marketing para Vendas – para profissionais do varejo que necessitam da reciclagem de conhecimentos que os conectem às mais atuais correntes científicas do marketing empresarial.

 

Com os convênios estabelecidos com o setor produtivo e outros setores, a Max possibilita aos estudantes e trabalhadores uma maior mobilidade dentro da sua área profissional por meio da educação continuada, oferecendo aperfeiçoamento e renovação contínua de conhecimentos e técnicas, e desenvolvimento de competências afins com a viabilização de produtos e serviços, efetividade na comunicação, organização de eventos, operacionalização de políticas comerciais, identificação e captação de clientes e adequação dos produtos e serviços.

 

 

NÚCLEO DE EMPREGABILIDADE – NUCEMP

O Núcleo de Empregabilidade da Faculdade Max Planck – NUCEMP, inaugurou formalmente suas atividades no dia 14 de março. O núcleo foi fundado a partir da realização da Feira de Empregabilidade realizada pela faculdade em 20 de novembro 2010, em ação de parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e a Comissão Municipal do Emprego, e envolvendo o PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador de Indaiatuba. Além dessas, outras parcerias estão sendo articuladas para ampla potencialização do alcance e repercussão das ações do núcleo.

 

O NUCEMP, coordenado pela profª Maria Angela Lourençoni, também coordenadora do curso de Recursos Humanos da Max,  visa proporcionar uma diferenciada vivência acadêmica e profissional aos alunos da Max, que desde cedo vivenciarão a realidade do mercado de trabalho na prática. E visa, ainda, promover e discutir as mais diversas questões afins com Emprego e Trabalho, incluindo serviços, projetos, publicações e eventos, entre outras ações.

 

Integração profissional

Apostando numa ação social inovadora através de projetos de Integração Profissional durante a vida universitária, o NUCEMP oferece aos alunos de RH um laboratório para atividades práticas no qual eles farão o cadastramento gratuito dos currículos e o atendimento, também gratuito, de estudantes da Max e aos cidadãos de Indaiatuba e região, recrutando e selecionando pessoas para as vagas que são direcionadas pelo PAT e por empresas parceiras da faculdade.

 

Os candidatos selecionados pelo NUCEMP passarão por uma orientação prévia para se apresentarem à entrevista de emprego melhor preparados. Os atendimentos para orientação sobre comportamento em entrevista de emprego serão mantidos como serviço regular à comunidade. Os estudantes de RH ainda lidarão com questões como estágios, planejamento de carreira, entrevistas de emprego, etc – tudo sob supervisão direta de seus professores.

 

Feira de Empregabilidade

A Feira de Empregabilidade terá continuidade, e deverá promover muitas novidades para a edição deste ano. O NUCEMP, que nasceu como um fruto da feira, torna-se agora o seu gestor, sabendo que sua realização é bem importante para promover melhorias na adequação entre oferta de mão-de-obra e demanda de vagas no mercado de trabalho e para a reflexão de todas as questões afins com Emprego e Trabalho que o núcleo se propõe trabalhar.

 

Atendimento

Para mais informações sobre o NEP, ligue para 3886 9900. E sobre o NUCEMP, ligue para 3801 8940 – E-mail: nucemp@facmaxplanck.edu.br

 

POR: VAGNER COUTO

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful