Leitura de rótulos de alimentos é tema de encontro do programa Diabetes no Controle

-Publicado em 04/04/2016-
Parceria entre Faculdade Max Planck e Associação de Diabetes viabiliza atendimento multiprofissional e gratuito na Interclínicas

Em continuidade ao programa Diabetes no Controle, o curso de Nutrição da Max Planck realizou palestra para os participantes do grupo. Com o tema “Interpretação dos rótulos dos alimentos”, o evento foi conduzido por alunos do 7º semestre que explicaram aspectos de legislação das embalagens, bem como orientações para evitar armadilhas perigosas na hora de comprar ou consumir produtos industrializados. “A partir de agora vamos realizar atendimentos individuais com os participantes do grupo para contribuir na construção de hábitos alimentares mais saudáveis. Além disso, a cada mês vamos ter reuniões como esta, abordando temas diferenciados e relevantes para os pacientes diabéticos acompanhados pelo projeto”, afirma o assistente de coordenação de Nutrição, Alexandre de Oliveira Camargo.

Durante a apresentação, as alunas explicaram em detalhes todas as informações que aparecem nos rótulos dos alimentos, reforçando que a lista obedece ordem de quantidade, ou seja, as maiores porções são as primeiras da lista. Outra informação bastante relevante aos pacientes foi a diferença entre diet e light, além da explicação sobre a utilização de açúcar, sal e gordura em produtos industrializados. “Essas substâncias servem para conservação. Onde não tem açúcar, por exemplo, pode ter alto grau de gordura, o que também não é saudável”, diz a aluna Ana Célia Aguiar.

Para a aposentada Odete Carneiro Dias, 62, a palestra foi fundamental para identificar erros, corrigir a alimentação e tentar conviver da melhor forma com a diabetes. “Adquiri a doença depois de adulta. E eu percebi que essas informações não são só pra quem tem diabetes, é para o público em geral. Se eu soubesse disso antes, talvez poderia ter evitado. Eu gostei muito, achei bem importante”, comenta.

Segundo a aluna Ana Célia, esse tipo de atividade é bem importante para a formação do profissional de nutricional porque vai além de repassar informações técnicas e aprimorar o contato com o público. “Nós podemos repassar informações de qualidade aos pacientes, ajudando-os a ter uma visão mais ampla e não serem enganados ao comer. Por outro lado, também ajudamos a identificar as alternativas saudáveis, que muitas vezes são mais fáceis e econômicas que as industrializadas”, declara.

Vale lembrar que o Diabetes no Controle, parceria entre a Faculdade Max Planck e a Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba, existe desde setembro de 2015 e tem proposta de estimular a reflexão dos diabéticos sobre a importância do autocuidado e do conhecimento de sua patologia na prevenção de complicações. O atendimento acontece no espaço da Interclínicas e engloba ações como diagnóstico do estado nutricional dos participantes, assistência nutricional, orientações para uso e conservação adequada dos medicamentos, além de oferecer consulta de enfermagem e fisioterapia, de acordo com a necessidade do paciente. Só em 2015, foram mais de 600 atendimentos.