Interclínicas sedia projeto inovador no cuidado com a diabetes

Interclínicas sedia projeto inovador no cuidado com a diabetes

Parceria entre Faculdade Max Planck e Associação de Diabetes viabilizará atendimento multiprofissional e gratuito a partir de setembro
Por Giovana Nava

A Faculdade Max Planck firmou uma parceria com a Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba para a implantação do projeto Diabetes no Controle, uma iniciativa inédita no município e que visa promover a saúde de pessoas com diabetes e prevenir as complicações relacionadas à doença de forma multidisciplinar. O atendimento será realizado na Interclínicas.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmam que a diabetes está hoje entre os principais problemas de saúde pública do país e também do mundo, sendo que existem em torno de 346 milhões de diabéticos – divididos entre tipo 1, tipo 2 e gestacional – e que este número pode dobrar até 2030. As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), ainda segundo a OMS, serão a principal causa morte no mundo, e as responsáveis por 66% das doenças no planeta.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Cândida Acácia, a proposta é oferecer atendimento multiprofissional, envolvendo as áreas de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física e Farmácia, ou seja, indo muito além do tratamento da doença, fazendo com que a pessoa que tenha diabetes entenda a patologia. “O papel da equipe de saúde é promover, através destas iniciativas educativas, ações que transmitam confiança aos participantes, para que se responsabilizem pessoalmente pelo tratamento da sua patologia, provocando uma mudança voluntária de comportamentos e o estabelecimento de metas como forma de melhorar pouco a pouco os resultados”, explica.

A proposta é estimular a reflexão dos diabéticos sobre a importância do autocuidado e do conhecimento de sua patologia na prevenção de complicações. O programa englobará ações como diagnóstico do estado nutricional dos participantes, assistência nutricional, orientações para uso e conservação adequada dos medicamentos, além de oferecer consulta de enfermagem e fisioterapia, de acordo com a necessidade do paciente. Nesta primeira etapa o Diabetes no Controle prevê o atendimento de 30 pessoas, que devem se inscrever previamente. Cada participante, antes de iniciar o grupo, será submetido a uma avaliação e ao final de cada ciclo, que gira em torno de seis meses, passará por uma nova avaliação, com a finalidade de avaliar o impacto do projeto em seu estado de saúde.

Os interessados em participar do projeto, que será oficialmente lançado no dia 10 de setembro, já podem inscrever-se na Interclínicas da Faculdade Max Planck pelo telefone (19) 3885 9901 ou na Associação, pelos telefones (19) 3834 7617 e 9946 26291, com o presidente Edivaldo Furtado Apolinário (Didi). Os atendimentos serão realizados na Interclínicas que fica na avenida 9 de dezembro, 460, Jardim Pedroso, Indaiatuba.

Sobre a Associação Sempre Amigos

Fundada em 2007, por um grupo de mães, com o objetivo de entender as causas e consequências da diabetes, assim como lutar pelos seus direitos e buscar melhor acolhimento e tratamento para seus filhos a Sempre Amigos visa lutar pelos direitos dos diabetes, buscar ativamente novos casos da doença, focar a educação em diabetes, dar apoio e orientação aos que precisam e divulgar novas tecnologias científicas em relação à doença, entre outros. Saiba mais acessando www.sempreamigos.org.br.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful