Interclínicas abre agendamento para atendimento nutricional gratuito

Serviço à comunidade faz parte de atividades práticas do curso de Nutrição

Está aberto o agendamento para as avaliações nutricionais gratuitas realizadas na Interclínicas, clínica escola da Faculdade Max Planck. A iniciativa é do curso de Nutrição com a participação dos alunos que realizam análise nutricional individual e elaboram o plano alimentar específico para cada paciente. Em 2017, os atendimentos começaram no dia 13 de março.

“Esse tipo de atividade é fundamental para consagrar a formação de um aluno na graduação. Além disso, prepara para os alunos para os futuros desafios que enfrentarão no mercado de trabalho”, explica a coordenadora do curso de Nutrição, professora Bianca Sant ’Anna Pires Luiz.

O atendimento acontece em várias etapas, incluindo entrevista, medidas, elaboração de cardápio, entre outros detalhes. Os alunos seguem um protocolo de atendimento que inclui: anamnese, avaliação nutricional, avaliação antropométrica e elaboração de plano alimentar de acordo com as necessidades e objetivos dos pacientes.

“Com esse projeto, a comunidade receberá atendimento nutricional especializado, gratuito e com qualidade. Além disso, os alunos vivenciam a prática profissional no campo próximo da realidade que encontrarão depois de formados. E ainda, desenvolvem a postura ética e humanista da profissão”, reforça a coordenadora.

A atividade faz parte do estágio obrigatório dos alunos do 7º semestre de Nutrição. “O estágio na Interclínicas, sem dúvidas, contribuiu na minha vida acadêmica e profissional, pois permite ao aluno uma autonomia, onde cada um decide qual conduta tomar para melhoria da qualidade de vida do paciente, sempre levando em conta cada indivíduo e com supervisão, o que nos permite aprender e sanar possíveis dúvidas. As atividades me mostraram a rotina de um nutricionista, o que com certeza me preparou para essa fase de profissional, me deixando bem mais segura e confiante quanto a minha capacidade”, conta a aluna Cópia de Interclínicas abre agendamento para atendimento nutricional gratuito -2Camila Novais.

Segundo a estudante, o estágio proporciona uma relação direta com o público. “Essa experiência me mostrou que cada paciente tem suas peculiaridades, me preparando para diversas situações. Fora o conhecimento adquirido, conviver com diversas patologias, crenças, religiões, idade, sexo e objetivos, agregou um grande conhecimento. Enfim, os pacientes aprendem com a gente e a gente aprende muito mais com eles, cria-se um laço de amizade e de apoio”, garante.

Colega de curso, Franciane Ferraz Silva afirma que o estágio foi extremamente gratificante. “Ali pude experimentar na pele o que sempre ouvi da Max: SEU FUTURO NA PRÁTICA!!! E depois dessa experiência, não tenho dúvidas de que esse é o slogan certo para a faculdade. Digo isso pois tive todo o apoio dos professores, supervisoras de estágio e também da coordenadora Bianca Sant’Ana, além de uma estrutura completa para realizar os atendimentos de forma correta e adequada para a área. E por se tratar de um projeto aberto para à população, pude ter contato com diferentes perfis de pacientes, o que agrega ainda mais conhecimento ao meu currículo”, garante.

De acordo com a estudante, a atividade contribuiu de forma significativa para a formação. “O projeto nos prepara para vivenciar a rotina de trabalho nesta determinada, lidando com pacientes de diversos perfis, com objetivos diferentes um do outro. O que nos faz colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula! Sem sombra de dúvidas, a Interclínicas é um dos projetos de maior importância para os alunos!!!”, conclui Franciane.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 7h às 18h; sextas, das 18h30 às 21h30; sábados, das 8h às 12h. Os interessados podem realizar agendamento por telefone (19 – 3885.9901) ou diretamente na Interclínicas, que fica na Av. Nove de Dezembro, 460 –Jardim Pedroso – Indaiatuba/SP.

Vale lembrar que a Interclínicas é uma clínica-escola da Faculdade Max Planck que oferece atendimentos gratuitos à população com a participação de alunos dos cursos de Saúde, sempre supervisionados por docentes.

27/03/2017