INSTITUTO GM IRÁ EXPANDIR PARCERIA COM A UNIMAX DE INDAIATUBA

Representantes da empresa visitaram o Centro Universitário Max Planck para conhecer a Fábrica de Fraldas

A parceria entre a UniMAX – Centro Universitário Max Planck e o Instituto GM irá expandir em 2019. Para isso, uma visita foi realizada por representantes da empresa à Fábrica de Fraldas da instituição. O objetivo foi conhecer o projeto encabeçado pelo curso de Engenharia de Produção, já realizado em parceria com a GM de Indaiatuba, e que será levado às plantas de Mogi das Cruzes, São José dos Campos e São Caetano.

A gerente de manufatura da fábrica de Mogi das Cruzes e diretora de voluntariado do Instituto GM, Ana Claudia Barbosa, revela que o intuito da visita também foi de tentar adaptar o projeto aos empregados de outras fábricas.

Sobre sua impressão do local, Ana Claudia ressalta ter sido muita boa e destaca a organização dos materiais e processos e; a integração entre o trabalho voluntário e o de manufatura. “A experiência prática é 10 vezes mais eficiente que só a teoria. A prática com o social é melhor ainda, porque os alunos conseguem ver como um trabalho de manufatura bem feito consegue influenciar na sociedade. Usam a profissão para modificar o mundo, não apenas a vida pessoal” salienta.

O coordenador do curso de Engenharia de Produção, professor Rogério Gasparetto, explica que a GM irá fazer um estudo de melhoria para o processo de produção, que vai servir para trabalhar nas disciplinas, e em que os alunos poderão comparar dados. “O Instituto GM vai fazer um estudo completo com todas as NRs – Normas Regulamentadoras – necessárias para a fábrica funcionar da melhor maneira possível. Com isso, vamos ver, industrialmente, como deveria ser essa fábrica e quando os alunos fizerem o estudo poderão comparar. Verão se conseguem chegar à mesma visão que a indústria tem”, ressalta.

Na visita, também estiveram presentes o ergonomista de projetos na Engenharia Industrial, Ricardo Fernandes; o ergoanalista na Engenharia Industrial, Rafael Matias e; o técnico de segurança do trabalho e higiene ocupacional, Thales Maciel. O professor da UniMAX, Marcone Medina, também recepcionou os visitantes.

Sobre a Fábrica de Fraldas

Organizado pelo curso de Engenharia de Produção, o projeto Fábrica de Fraldas ocorre durante o ano todo e conta com a parceria do Instituto GM e a AESCI (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Indaiatuba), que doam o material para a fabricação e as fraldas são doadas, por eles, às instituições assistenciais.

De acordo com o coordenador, Rogério Gasparetto, o projeto auxilia a vida acadêmica do aluno, com a oportunidade de colocar em prática o conteúdo aprendido em diversas disciplinas e também de desenvolver o aprendizado humanizado a partir do trabalho social. “O objetivo é desenvolver competências e habilidades dentro das disciplinas da produção na parte de qualidade, gestão de operações, controle de produção, planejamento estratégico, economia e custos”, conta.

A fabricação das fraldas, que são doadas, é feita aos sábados das 8h às 12h, e conta com apoio de dois monitores, além dos alunos do curso de Engenharia de Produção. O professor reforça, ainda, que podem participar estudantes de outros cursos, que serão treinados e receberão horas para atividades complementares.

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck.  Mais informações: CLIQUE AQUI!

Telefone: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

27/12/2018