Inscrições para Jogos Internos vão até dia 07 de maio

Alunos, professores e funcionários podem participar

Os preparativos para os Jogos Internos da MAX estão em ritmo acelerado. Iniciativa do curso de Educação Física, o evento é uma atividade prática desenvolvida pelos alunos do 7º semestre – Bacharelado. As competições acontecem no dia 11/06 (domingo), no Centro Esportivo do Trabalhador – CET de Indaiatuba, das 8h às 13h. Alunos, professores e funcionários podem participar. As inscrições são feitas pelo site da MAX até 07/06 (quarta-feira).

A novidade deste ano dos Jogos Internos fica por conta de um espaço com brinquedos de recreação que será aberto à comunidade. Crianças de até 10 anos poderão se divertir sob a orientação de alunos.

Serão, no total, oito modalidades, sendo: Atletismo, Basquete 3×3, Levantamento de Supino, Corrida de Obstáculos, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Quadra e Vôlei de Praia. Para inspirar os competidores, confira algumas curiosidades dos esportes:

ATLETISMO

Com suas provas de corrida, saltos e arremessos, o atletismo talvez seja a manifestação esportiva mais antiga do mundo. Embora os primeiros registros de competições organizadas datem de 776 a.C., quando os gregos passaram a se reunir para disputar os Jogos Olímpicos, há indícios de que provas de atletismo já eram realizadas entre os egípcios e outras civilizações da Ásia antes das Olimpíadas gregas.

BASQUETE 3X3

Modalidade jogada em espaços Indoor e Outdoor, em meia quadra, com quatro jogadores (as), sendo três titulares e um reserva. Tem como característica principal a mescla do esporte com música e dança.

CORRIDA DE OBSTÁCULOS

Estilo de corrida bem recente no Brasil, caracterizada pela existência de obstáculos que exigem coordenação, força nos membros superiores e capacidade de superar medos. Subir, correr, carregar, pular, saltar e isso tudo atrelado com a corrida entre um obstáculo e outro (TSUGE, 2016). Os percursos de corrida costumam variar, mas sempre tem uma prova que gosta de desafiar. Dicas: tênis apropriado, mais velhinho, surrado e roupas mais velhas que possa sujar sem medo. Esteja hidratado e boa corrida!

LEVANTAMENTO DE SUPINO

O levantamento de peso surgiu como uma maneira simples de determinar quem era o mais forte. Em 1.100 a.C., os chineses utilizavam o levantamento de peso como maneira de selecionar novos soldados para o Exército. Levantar diversos pesos era um pré-requisito para ser aceito. Embora não tenha entrado como esporte nos Jogos da Grécia Antiga, o levantamento de peso já era praticado à época, principalmente como forma de preparação para outras modalidades.

NATAÇÃO

Praticada na Grécia Antiga e pelos romanos, entre outros povos, a natação, embora popular, demorou muito para se transformar em uma competição organizada, tendo seus estilos se desenvolvido de diferentes formas ao longo da história. O hábito de competir em piscinas é recente. As piscinas exclusivas para competições de natação só passaram a ser utilizadas entre os anos de 1930 e 1940. Coube à Federação Internacional de Natação (Fina) determinar as medidas oficiais das piscinas de competição. Atualmente, as provas são disputadas em piscinas longas (de 50 metros), utilizadas nas Olimpíadas, ou curtas (de 25 metros).

TÊNIS DE MESA

Encarado como brincadeira no começo, o desenvolvimento do Tênis de Mesa começou com regras bem similares às do tênis de quadra. O grande passo dado pelo esporte veio em 1890, com a introdução da bola de celuloide, perfeita para a prática do esporte. A partir dali, o tênis de mesa começou a dar passos mais largos rumo à modernização. Em 1900, o esporte chegou à China, introduzido por ocidentais. Um marco importantíssimo, já que atualmente a China é a grande potência da modalidade.

VÔLEI DE QUADRA

No Brasil o vôlei virou um modelo de sucesso a ser seguido por outros esportes. Emplacando uma geração vencedora atrás da outra, de Atenas-2004 a Londres-2012, o Brasil não ficou de fora do pódio uma vez sequer. Nesse período, o país conquistou um ouro (2004) e duas pratas (2008 e 2012) no masculino, além de dois ouros (2008 e 2012) no feminino.

VÔLEI DE PRAIA

Muitas estrelas do vôlei de quadra que migram para o vôlei de praia. Mas até hoje só um atleta campeão olímpico na quadra conseguiu a façanha de conquistar a medalha dourada também nas areias: o americano Charles Frederick Kiraly, mais conhecido como Karch Kiraly. Campeão com a Seleção dos Estados Unidos nas Olimpíadas de Los Angeles-1984 e Seul-1988, ele arrebatou o ouro nos Jogos de Atlanta-1996, ao lado do parceiro Kent Steffes. Kiraly é considerado por muitos o maior jogador de vôlei de todos os tempos.

Vale lembrar que os Jogos Internos da MAX 2017 têm o apoio Bluh Uniformes, BN Cursos, Estação Floripa, Happy Fest, Luz e Equilíbrio – Pilates Studio, PenDriveria Ponto Digital, Pizzas Great!, Saúde & Forma, Saúde & Vida, School Academy Football – EuroBarcelona, TJ Móveis e Turma do Perdiga.

05/06/2017