Imunologia Veterinária ganha aula prática com apoio de Metodologia Ativa

Alunos do 4º semestre foram divididos em grupos e construíram maquetes

As aulas de Imunologia do curso de Medicina Veterinária estão ficando cada vez mais impactantes. O motivo é o uso da Metodologia Ativa – sistema de ensino em que o aluno é o protagonista de seu próprio aprendizado, indo além do conteúdo que é dado em sala de aula, e o professor vira o grande facilitador desse processo. A iniciativa das professoras Helena Oliveira e Cintia Baldin impactou cerca de 130 alunos do 4º semestre nos dois períodos, med-vetmanhã e noite.

O objetivo da aula foi praticar os conhecimentos já adquiridos em sala de aula. “O trabalho consistiu na apresentação de uma maquete sobre processos do sistema imunológico. Os temas foram sorteados e os alunos divididos em grupos. O desafio foi confeccionar uma maquete referente ao tema sorteado e explicá-la para toda a classe. Ao final de cada apresentação, os alunos que apresentavam precisavam responder perguntas dos colegas”, explicou a professora Helena.

Para a aluna Claudia Sassi, a atividade prática foi muito importante para adquirir conhecimento mais profundo. “Achei mais interessante a aula de anticorpos e antígenos, que pude aprender em vários detalhes as reações dos invasores externos que temos contatos diariamente sem notarmos (antígenos – vírus, bactérias) e que os anticorpos reagem de forma específica a cada antígeno que nosso corpo entra em contato, através de uma defesa corporal realizada por um grupo de células que atuam no processo de detecção do agente invasor. Além disso, as aulas de métodos de diagnósticos através de exames imunológicos, que nos mostram a reação específica para certas doenças, quantidades de anticorpos que possuíamos, enfim métodos eficientes que indicam e sugere um forte diagnóstico”, disse.

Outro assunto que chamou a atenção durante a aula foi o vírus HIV. “Compreendi que nossas principais células de defesa são o alvo do vírus HIV que se instala e se multiplica, causando assim uma deficiência no sistema imune, tornando o nosso corpo mais vulnerável a vários tipos de doenças”, comentou.

Segundo a professora Helena, os resultados foram excelentes e positivos. Os alunos se mostraram interessados, criativos e dominavam muito bem o conteúdo. E isso foi possível graças ao uso prático da Metodologia Ativa. “É um método de aprendizado não convencional. Os alunos discutem, buscam livros e estudam para criar a maquete. Em sala de aula, utilizando a maquete, transmitem o conhecimento adquirido para os colegas. Essa técnica apresenta vantagem, na qual o aluno busca o conhecimento e o professor acaba sendo apenas um mediador”, finalizou.

07/10/2016