Importantes visitas técnicas marcaram o encerramento das atividades práticas de Logística

Atividades envolveram 60 alunos do 2º e 4º semestres, além de um calouro

Conhecer os modais (tipos) de transporte, direcionados aos diferentes tipos de produtos que são encaminhados ao mercado, e a complexidade das operações logísticas onde esses modais são utilizados são alguns dos principais objetivos do curso de Logística. Por isso, alunos do 4º semestre realizaram uma visita técnica à Eclusa de Barra Bonita para entender como funciona esse serviço utilizado para que as embarcações transponham os desníveis entre os patamares superior e inferior de uma barragem, em uma operação hidroviária.

“A operação da eclusagem viabiliza a manutenção da navegação fluvial, pois sua maior vantagem é a diminuição do custo do barra-bonita-2transporte da produção de uma região para outra, principalmente para produtos com grande volume a ser transportado, como por exemplo grãos. E no caso desta eclusa, há um valor econômico importante por viabilizar a Hidrovia Tietê-Paraná, além de estimular o turismo local”, explica o coordenador do curso de Logística, professor Edevaldo Antonio Vosgrau Júnior.

Primeira da América Latina a ser explorada turisticamente, a Eclusa possui 142 metros de comprimento, 12 metros de largura e 25 metros de desnível máximo. Funciona como uma espécie de elevador para embarcações: quando precisam subir o rio, entram por uma comporta que recebe água até elevar a embarcação ao nível da camada superior da represa; quando as embarcações precisam descer a Eclusa é esvaziada até o nível inferior do rio permitindo a navegação.

Ao todo, 20 alunos do 4o semestre do curso de Logística e 2 professores participaram dessa atividade prática, realizada em 26/11. “As visitas técnicas são fundamentais para que os alunos entendam na prática o que explicamos em sala de aula. E no caso de grandes construções, ir ao local é fundamental para entender a dimensão e onde a teoria se encaixa”, comenta o coordenador do curso.

Na MAX, as visitas técnicas acontecem desde o início do curso. Por isso, os estudantes do 2º semestre de Logística e 3 professores também visitaram um importante exemplo de operação logística complexa: o Porto de Santos. Inaugurado em 1892, o local mantém a liderança entre os complexos portuários da América Latina e do Caribe, segundo levantamento da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), da Organização das Nações Unidas.

santose-1 Realizada em 10/12, a atividade foi acompanhada  pelo calouro Hyago Duque Gazda, 19, que participou  do Vestibular 2017 e irá cursar Logística. “Eu achei  ótima a proposta da visita porque pudemos ver de  perto os carregamentos de caminhões e navios, a  logística das chegadas e saídas. Enfim, todo o  complexo”, comentou.

Desenvolvendo a aprendizagem na área de  almoxarifado, o jovem pensou na abrangência do  mercado em geral ao escolher o curso. “Toda  empresa tem logística envolvida. Então, acredito que  a graduação pode ser uma excelente oportunidade para tentar a efetivação na empresa onde estou ou até mesmo para outras oportunidades. Minha expectativa é muito boa”, explicou.

Além do Porto, o grupo formado por 40 estudantes visitou ainda o Museu do Café, na região central da cidade. “Eu não conhecia a cidade de Santos, foi uma ótima oportunidade. Foi muito bom começar o contato com o curso assim”, finalizou.

“Durante o ano de 2016 os alunos do curso de Logística tiveram a oportunidade de participar de várias visitas técnicas e muitas aulas práticas para reforçar todo o conteúdo teórico trabalhado em sala de aula em todas as disciplinas cursadas”, explica o coordenador do curso, que reforçou a continuidade das ações em 2017. “O ano vai começar em ritmo acelerado. Já temos agendada para dia 18/02 uma visita à Feira do Empreendedor-SEBRAE 2017, no Anhembi Parque (SP). E ao longo do ano teremos pelo menos 10 visitas técnicas, com o objetivo de proporcionar aos alunos do curso de Logística uma experiência prática de qualidade, importantíssima para a formação acadêmica, profissional e pessoal”, concluiu.

06/01/2016