II Mesa Redonda de Empreendedores de Sucesso lota Câmara Municipal

-Publicado em 14/04/2016-
Evento reuniu quatro gestores de sucesso que falaram a estudantes de
Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Farmácia e RH

A Câmara de Indaiatuba ficou lotada nos dois dias da II Mesa Redonda de Empreendedores de Sucesso. O evento foi realizado nos dias 7 e 8 de abril e reuniu cerca de 600 pessoas, entre alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Farmácia e RH da Max Planck, além de empresários da cidade. “Hoje, ao observarmos os estabelecimentos, não temos noção do que esses empreendedores passaram até chegar ao topo do sucesso de seus estabelecimentos. Por isso, essa iniciativa é muito atrativa para os futuros profissionais”, afirma o professor Wilson Luiz Ferrareto, idealizador do evento.

Docente na Faculdade Max Planck desde 2006, o professor fez questão de escolher perfis diferenciados de gestores para as palestras. O primeiro dia teve início com a presença do secretário de Desenvolvimento e Turismo de Indaiatuba, Renato Stochi. Apesar da formação em Letras, o convidado sempre atou na área de Gestão em Logística de Importação e Exportação. Em sua apresentação, reforçou o perfil econômico da cidade, com destaque para o PIB positivo, além do atraente setor de turismo de negócios, que cresce a cada dia.

DSC_0011 Na sequência, houve a palestra do fotógrafo Antonio da Cunha Penna, que se emocionou ao  assistir vídeo com a música Luar de Indaiatuba, que teve sua interpretação. “O sucesso é  relativo, pois sem trabalho não tem sucesso e deve ser de acordo com suas pernas”, disse. O  profissional, que fez curso de fotografia por correspondência, comentou sobre sua trajetória e  portfólio de trabalhos em vários segmentos. Hoje atua como empresário na Silva & Penna Fotos  e Imagens, parceria que demonstra o equilíbrio de uma sociedade. “A parceria de sucesso se deu  devido às características de cada um, sendo Silva o técnico e Penna o artista”, afirma o professor  Wilson.

A emoção continuou no 2º dia de evento, com a palestra de Gê Marquesim, do Instituto Gê de Beleza. Ao comentar sobre o início sofrido, a empresária se emocionou ao lembrar da falta de dinheiro, muitas vezes até para pagar a conta de luz. “Eu vi o técnico da companhia elétrica do outro lado da rua, pra cortar minha energia. Eu corri e pedi a ele para esperar eu terminar de fazer uma escova, porque seria com aquele dinheiro que eu pagaria a conta, evitando o corte”, comentou em meio a lágrimas. Mas logo Gê contagiou todos os presentes com sua história de superação e muitas alegrias, entre elas de ter uma empresa sólida, com gestão profissional e ainda ser formadora de mão-de-obra com os cursos de capacitação que fornece.

O evento teve encerramento com a presença de Edvaldo Bertipaglia, proprietário da Hotflowers, maior empresa de produtos sensuais da América Latina. Formado em Direito, o empresário falou de sua infância sofrida, quando começou a trabalhar montando caixa de madeira para tomates. Já adulto, fez sociedade com o irmão em uma distribuidora de produtos de limpeza, fornecendo produtos para hospitais, hotéis e motéis. Foi então que teve a ideia da empresa atual, observando um nicho sempre crescente. Hoje possui 8 galpões e cerca 200 funcionários, além de distribuidoras no Panamá e na Colômbia atendendo o Mercosul e Estados Unidos.

“Sem dúvida este evento é uma ótima oportunidade para os alunos sentirem a dificuldade de se tornar um empreendedor de sucesso, suas lutas, dificuldades, tropeços, estratégias e planejamentos equivocados que acarretam imensas dificuldades no cotidiano. Mas correr atrás dos sonhos, ter persistências e motivação, tendo sempre o cliente como meta principal, é o melhor remédio para o sucesso. Obrigado a todos os palestrantes que contribuíram com suas carreias neste momento ímpar para a Faculdade Max Planck”, finaliza professor Wilson Ferrareto.