Hospital-Escola Veterinário recebe visitas de alunos da rede municipal de ensino

Visitantes são recebidos por alunos e professores de Medicina Veterinária

Alunos e docentes de Medicina Veterinária têm sido anfitriões de visitantes ilustres no Hospital-Escola Veterinário (HEV-MAX), campus exclusivo do curso. Graças a uma parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, alunos de quinto ano da rede municipal de Indaiatuba estão participando de visitas monitoradas semanalmente, que fazem parte de um novo Projeto da Secretaria Municipal de Educação, intitulado “Projeto Mundo Animal”, idealizado pela docente Cecília Bellini de Oliveira do Bosque do Saber, em parceria com o curso de Medicina Veterinária da Max Planck.

O HEV-MAX está entre os maiores e mais bem equipados Hospitais-Escola Veterinários da região, com estrutura cirúrgica e de atendimento 24 horas. No local são realizados atendimentos especializados, com agendamento prévio, para as especialidades de animais silvestres, reprodução animal, comportamento animal, dermatologia, ortopedia e diagnóstico por imagem. Essa infraestrutura moderna, aliada ao corpo docente altamente qualificado, permite que os alunos de Medicina Veterinária vivenciem a profissão na prática, com aulas dinâmicas e estudos de casos.

Todo esse cenário foi apresentado em detalhes aos visitantes. “Essas visitas servem como uma atividade para nossos alunos, que colocaram em prática os conceitos aprendidos em aula ao explicarem o funcionamento do HEV-MAX. Além disso, oferece a experiência de interagir com a comunidade, o que contribui de forma bastante positiva na formação de um profissional mais humano e ciente de seu papel na sociedade”, explica a coordenadora de Medicina Veterinária, professora Maria Fernanda Vianna Marvulo.

Os estudantes da Prefeitura visitaram locais como: serviço de ambulatório de animais silvestres, cirurgia de grandes e pequenos animais, clínica médica de ruminantes, equinos e pequenos animais, diagnóstico por imagem, além de laboratórios – Análises Clínicas, Multidisciplinar, Metodologias Ativas, Anatomia Animal, Patologia, Granja-Escola de Aves, Granja-Escola de Suínos com auditórios internos e curral.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, “o passeio foi significativo para os alunos e professores, que se divertiram e aprenderam muito, participando das atividades propostas. Ficaram impressionados com o espaço físico, com o trabalho e o estudo que é realizado pelos estudantes de medicina veterinária e o serviço prestado à comunidade externa”.

O projeto favorece o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos alunos com as atividades práticas e teóricas, lúdicas e de entretenimento. A aprendizagem nesse espaço diferenciado (HEV-Max) possibilita a interação alunos-animais-ambiente permitindo ampliação do conhecimento em relação aos temas curriculares trabalhados na disciplina de Ciências.

Vale lembrar que o Hospital-Escola Veterinário foi inaugurado em 2014 e está situado em uma área de 58,6 mil metros quadrados de terreno, com aproximadamente 5 mil metros quadrados de área construída. “O HEV está sempre aberto para visitação, especialmente se a atividade for ligada a atividades de ensino. Basta nos contatar e agendar, será um prazer receber e mostrar onde nossos alunos estudam e os serviços disponíveis à população”, finaliza a coordenadora. O telefone para informações é (19) 3885-9902.

12/05/2017