História da Arca de Noé serve de inspiração para aula prática de Administração

Em grupos, alunos do 8º semestre estudaram caso para tomada de decisão

A história da Arca de Noé, contada de uma forma atual e bastante corporativa, serviu de base para uma atividade prática das turmas de 8º semestre de Administração. Seguindo a linha das Metodologias Ativas, que propõem estudos de casos para os alunos encontrarem soluções de problemas, os estudantes foram convidados a responder 13 perguntas gerenciais a partir do artigo apresentado.

Organizada pelo professor Wilson Ferrareto, a atividade fez parte da disciplina Gestão de Processos. “O objetivo é que os discentes visualizem no texto o conteúdo estudado e procurem solução para o problema instaurado, visto que o decorrer dos acontecimentos (problemas) é idêntico aos de uma empresa”, explicou o docente.

Para os alunos, a proposta foi bastante positiva. Divididos em equipes, fizeram a leitura do texto proposto. Depois, tiveram que discutir para chegar a conclusões e responder aos questionamentos. “Foi muito satisfatório ver o empenho dos alunos, que estavam concentrados em encontrar as melhores soluções para os problemas apresentados”, contou o professor Wilson.

“Eu conhecia a história de outra forma, mas nesse artigo estava escrita com detalhes que acontecem em adm-arca-de-noe-2-1qualquer empresa. Então, com essa atividade pudemos trabalhar em equipe, identificar o que deu errado em nossas decisões e ter certeza que o planejamento é a alma do negócio”, disse o aluno Marcelo Schmitz.

A atividade está diretamente ligada ao conteúdo estudado no 1º bimestre, relacionado a tópicos como Processos Administrativos, Processo Decisório, Processo com Modelo Racional ou Racional Limitado e Processos Organizacionais. “Foi muito bacana porque tiramos muito aprendizado do ambiente corporativo, principalmente do que pode dar certo ou errado. Mostrou também que precisamos ter atenção e conhecimento dos detalhes, assim facilita o processo de decisão”, afirmou a aluna Marina Thomazzi.

08/11/2016