HEV-UNIMAX DE INDAIATUBA SEDIA MAIOR TREINAMENTO DO APARELHO LOCOMOTOR DO EQUINO DA AMÉRICA LATINA

HEV-UNIMAX DE INDAIATUBA SEDIA MAIOR TREINAMENTO DO APARELHO LOCOMOTOR DO EQUINO DA AMÉRICA LATINA

Em 2018, o curso Xeque-Mate reuniu cerca de 150 médicos veterinários do Brasil e de aproximadamente 12 nacionalidades diferentes

 

O HEV-UniMAX (Hospital-Escola Veterinário) do Centro Universitário Max Planck de Indaiatuba sediou o “Xeque-Mate”, considerado o maior treinamento do aparelho locomotor do equino da América Latina. O curso é liderado pelo MsC. PhD. Dr. Jairo Jaramillo Cárdenas e reuniu aproximadamente 150 médicos veterinários do Brasil e de países como Colômbia, Uruguai, Paraguai, Chile, Argentina, México, Espanha, Emirados Árabes, entre outros.  “O Xeque-Mate é um treinamento integrado que ensina os participantes a terem conhecimento a partir de uma abordagem técnica para diagnosticar, reconhecer e tratar as patologias do aparelho locomotor do cavalo”, conta Dr. Jairo.

Com duração de quatro módulos distribuídos durante todo o ano de 2018, o curso somou mais de 150 horas de conteúdo teórico e prático. “Foram quatro cursos divididos em quatro peças de xadrez, por isso chama-se Xeque-Mate. Cada peça tem um significado: o Cavalo é exame clínico do aparelho locomotor; o Bispo é a radiologia; a Rainha é a ultrassonografia e por último o Rei que é o módulo de terapias. Em 2019, entra a Torre, que completará cinco módulos e será de avaliação clínica por imagem e terapêutica da coluna vertebral do cavalo”, explica o médico.

Dr. Jairo destaca que o curso dá um suporte técnico, principalmente, para a medicina esportiva com base em um conteúdo sólido e detalhado sobre o aparelho locomotor do cavalo e que, segundo ele, facilita a inserção do profissional de Medicina Veterinária no mercado de trabalho.

“Tivemos no curso pelo menos 130 estrangeiros. Tanto para Indaiatuba quanto para o estado e para o país esse curso representa uma oportunidade de se tornar conhecido. Para a UniMAX é muito bom, porque mostra o Hospital-Escola e o Centro Universitário e, principalmente, porque os alunos, estagiários, residentes e professores estão envolvidos na parceria. 90% da equipe de organização do Xeque-Mate é da Max Planck. Esse tipo de evento mostra a estrutura da UniMAX que é muito boa e que permite esse tipo de atividade de nível internacional”, ressalta o Mestre.

Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Maria Fernanda Vianna Marvulo, essas parcerias com profissionais trazem um grande diferencial para a graduação, pois permitem aos alunos e docentes a ampliação da rede de relacionamentos, a troca de experiências técnicas e práticas, abre oportunidades de estágio e desenvolvimento de projetos em conjunto, além de permitir contato com excelentes e renomados profissionais atuantes no mercado de trabalho.

A docente comenta que vários alunos tiveram a oportunidade de acompanhar toda a preparação do curso “Xeque-Mate” e participaram efetivamente durante os dias de evento, assistindo as palestras, auxiliando nas atividades práticas, conhecendo profissionais, adquirindo novos conhecimentos e acompanhando inovações. “Isso representa um ganho considerável no aprendizado técnico, social, cultural e humanístico. Além disso, os alunos receberam certificado de participação no evento e com isso podem melhorar seu currículo acadêmico, e, sobretudo, levarão essa oportunidade para todos os seus anos de graduação e vida profissional”, enfatiza.

O diretor do HEV, professor Thyago Escodro Dercoli, também considera a troca de experiências com médicos veterinários de outros países da América, principalmente Central e do Sul, um ponto importante do evento. “Haja vista que 40 médicos veterinários estrangeiros, de universidades e iniciativa privada, estiveram presentes nos últimos módulos do curso. Este fato também está gerando convênios internacionais que ainda beneficiarão os alunos UniMAX. Outro ponto importante é que os profissionais que vem se atualizar nestes eventos ficam mais próximos de nossa rotina hospitalar no setor de grandes animais e passam a conhecer melhor e utilizar mais nossa infraestrutura, o que possibilita ainda mais vivência em casos reais da rotina dentro de nossa instituição, reforçando o aprendizado de alunos”, diz.

Dr. Jairo revela que há previsão de que o curso aconteça pelo menos uma vez ao ano. Ele salienta, ainda, que para 2019 já estão programados mais cinco módulos do Xeque-Mate, além de outros cursos diferentes. “É muito bom ter estreitado os laços entre a Equarter que é a empresa organizado do curso e a UniMAX, porque não temos apenas uma parceria com a estrutura e com a parte técnica veterinária em que se envolve alunos, estagiários, residentes e professores, mas também com a educação continuada em que os estudantes têm a oportunidade de ver que dentro do Centro Universitário acontecem eventos de nível internacional para melhorar a qualidade técnica dos veterinários ou das pessoas que querem se desenvolver para a medicina equina”, conclui.

VESTIBULAR 2019

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular 2019 UniMAX – Centro Universitário Max Planck.  Mais informações: CLIQUE AQUI!

Telefone: (19) 3885-9900.

Texto: Tatiane Dias – (MTB 67029)

31/01/2018