HACKATHON MAX: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA PRÁTICA

HACKATHON MAX: INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA PRÁTICA

Cursos da Faculdade Max Planck participam de maratona com a presença da IBM

Aconteceu na cidade de Indaiatuba a 1ª edição do Hackathon da Faculdade Max Planck, o evento reuniu jovens de vários cursos da instituição para um desafio tecnológico de desenvolvimento de aplicativo para smartphone (Android). A maratona que teve duração de dez horas, ao final do dia premiou três grupos com projetos relacionados a ações sociais, educação e alimentação.

O Hackathon é um evento no formato de desafio que reúne profissionais de diversas áreas com objetivo de desenvolver soluções tecnológicas utilizando programação com uma proposta que atenda as necessidades da comunidade em geral, por meio de  ideias inovadoras e viáveis.. “Durante o evento, os alunos têm a oportunidade de conhecer profissionais de outras áreas, concorrer a prêmios, trabalhar em equipe, aprender a lidar com prazos de execução definidos e  ainda participar de momentos de compartilhamento de informações sobre suas experiências acadêmicas e profissionais”, comenta o coordenador de Engenharia de Controle e Automação, professor Leandro de Freitas Velozo.

As equipes foram formadas por até cinco pessoas, para o desenvolvimento dos aplicativos os alunos tiveram disponíveis os Chromebooks do  Google For Education e assessoria dos docentes da Engenharia. “Quando o desafio começou entregamos um envelope com o edital e dicas sobre programas de desenvolvimento de aplicativos, o tema era de livre escolha, porém deveria ter uma proposta de solução viável e que atendesse a uma necessidade do mercado. Além disso, os grupos formados por estudantes de diferentes cursos garantiam um ponto extra, uma forma de incentivar a comunicação entre as diversas áreas”, explica o coordenador de Engenharia de Produção, professor Rogério Gasparetto Sé.

Funcionários da IBM de Hortolândia da área de Comunicação participaram durante o evento oferecendo orientações aos estudantes. “Está sendo muito interessante o evento, acredito que nossa contribuição está sendo relevante, dando alguns insights para o pessoal, com uma participação bem ativa desde o momento que chegamos e é extremamente gratificante participar desse momento”, comenta a Líder de Operações na IBM, Josiane Zanovello. Já Patrícia Nobre do Suporte ao Cliente da IBM, comentou sobre a importância da experiência. “Hoje em dia no mercado de trabalho, todos independente da área que você pertença estão sendo tirados da sua zona de conforto. Porque hoje o profissional tem que saber fazer de tudo, procurando inovar, desenvolver a comunicação, desenvolver design, negócios, conhecer mais sobre tecnologia e o Hackathon acaba sendo essa oportunidade de vivenciar tudo antes do término da graduação”.

O Hackathon promove um ambiente de movimentação transformadora nos alunos e docentes, fazendo com o que as pessoas sejam capazes de identificar problemas ou oportunidades de melhorias sobre atividades do cotidiano. “Desenvolver um aplicativo foi uma experiência nova, um desafio que remete a realidade que vamos enfrentar no mercado de trabalho. E acredito que esse seja o perfil de profissional que as empresas estão buscando, alguém que resolva os problemas com novas ideias”, afirma o aluno Evandro Cordeiro Arantes, do 5º  semestre do curso de Administração.

“Foi uma experiência muito bacana participar desse evento, até ficamos com medo de fazer o projeto, mas no final tudo deu certo. Mesmo sem ter conhecimento algum em programação para aplicativos, isso não limitou. Até porque os professores deram todas as ferramentas e era só trabalhar a criatividade”, comenta  Aline Cristina de Castro, do 5º  semestre do curso de Administração. Para Lorraine Nascimento, do 1º  semestre do curso de  Engenharia de Produção, foi uma oportunidade única. “Achei muito válida e bacana essa experiência. Tivemos a oportunidade de conversar com outras áreas e ainda nos superar na produção de um aplicativo em um dia. Foi simplesmente sensacional”.

Além da participação da empresa IBM de Hortolândia, os alunos tiveram contato com o  Gerente de Operações da Almanati, que trouxe sua experiência mercadológica. “Minha contribuição hoje está relacionado à experiência de empresas, entender os pontos que podem ser melhorados nos produtos, a operacionalização das atividades, a questão da funcionalidade e a viabilidade de negócio. Conversar com os estudantes sobre como esse aplicativo pode ajudar de fato na prática, porque o mercado está mudando continuamente e a metodologia tem que evoluir junto com os alunos. Essa metodologia de aprender na prática da MAX é muito inovadora e permite aos alunos fazer a associação da teoria com a prática, trabalhando em equipe o que os prepara melhor para o mercado de trabalho. E percebemos como esse aprendizado impacta na evolução dos alunos”, comenta  João Carlos Soares Neto.

A Faculdade Max Planck como forma de promover um ensino de qualidade aos alunos e a oportunidade de vivenciar as experiências do mercado de trabalho, está fazendo parcerias importantes com empresas renomadas. “A nossa IBM está com uma parceria com diversas Faculdades, para permitir que os alunos também possam ir até a empresa para conhecer nossa área administrativa e foi por meio dessa parceria que chegamos no contato com a Faculdade Max Planck para participar hoje do Hackathon compartilhando informações, passando pelos times  para dar dicas e também participar da banca avaliadora”, afirma Gislaine de Oliveira Ribeiro, que Trabalha com Comunicação na IBM.

A participação dos alunos na 1ª edição do Hackathon da Faculdade Max Planck proporcionou um conhecimento acadêmico e profissional único. Além disso, é uma oportunidade de compartilhar com seus colegas de classe os novos saberes adquiridos, uma atitude de relacionamento para promover a comunicação entre os estudantes. E para vivenciar experiências como essas que trazem um currículo diferenciado no mercado de trabalho, basta se inscrever no Vestibular de Inverno 2018 da Faculdade Max Planck.  Todos os cursos da instituição possuem 50% de aulas práticas desde o início, corpo docente altamente qualificado e infraestrutura moderna, com salas de aulas e laboratórios equipados de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. Agende sua prova ainda hoje! Terças e quintas-feiras, às 19h e aos sábados, 9h30. Acesse: www.faculdademax.edu.br. Max Planck a faculdade de Indaiatuba!

02/04/2018

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful