Habilidades artísticas ajuda aluno de Medicina Veterinária nas atividades práticas

Facilidade com desenho permitiu ao aluno usar criatividade para montar maquetes didáticas

Apesar de desenhar desde os 3 anos de idade, foi a paixão pelos animais que falou mais alto na escolha profissional de Igor Eduardo Gimenes. Prestes a iniciar o 6º semestre de Medicina Veterinária, o estudante está conciliando as duas áreas ao produzir maquetes para várias disciplinas do curso, auxiliando ele e outros alunos a assimilar melhor o conteúdo das aulas.

“Desde o 1º ano da Faculdade eu tenho usado minhas habilidades artísticas a serviço da Medicina Veterinária. Como quero seguir a carreira de professor, especialmente em aulas de Anatomia e Parasitologia, eu achei interessante produzir esquemas visuais porque consigo ter melhor compreensão da área e consigo passar para os alunos também”, afirmou o estudante, que também é monitor bolsista do curso. MedVet_Igor_2

A primeira atividade artística do aluno foi no 2º semestre, quando pintou em um cavalo toda a estrutura óssea. Mais recentemente, Igor se destacou ao produzir uma maquete de musculaturas, dentro de uma aula de Anatomia Geral de Animais Domésticos. A outra iniciativa foi na disciplina de Parasitologia, quando moldou parasitas em biscuit, para auxílio no estudo da morfologia dos parasitas, sendo Toxoplasma gondii e Trypanossoma os dois mais importantes.

“O desafio de produzir o material foi porque estava perto das provas. Foi uma iniciativa minha mesmo. Utilizei materiais como biscuit (para moldar parasitas), E.V.A. e ossos de cães (neologia). Com a maquete os alunos tiveram melhor percepção de onde é cada músculo, de como é a morfologia de cada parasita, e isso auxiliou muito aos alunos e a mim também”, disse Igor.

MedVet_Igor_3Segundo o estudante, aprender esses conceitos é fundamental para toda a carreira de um bom médico veterinário. E o formato das aulas na MAX é um diferencial significativo. “Vamos usar esse conteúdo para o resto da vida. E o curso é maravilhoso nesse sentido. A Faculdade Max Planck tem aulas 50% práticas, temos muito acesso a animais e laboratórios, na área que quisermos e quando precisarmos. Indico para todos que querem se dedicar a essa área”, contou.

Importante dizer que o curso de Medicina Veterinária tem 100% das aulas presenciais no Hospital-Escola Veterinário (HEV-MAX), único na região com atendimento 24h para pequenos e grandes animais, inclusive para realização de cirurgias. O corpo docente é formado por médicos veterinários altamente capacitados e experimentados, o que contribui para a realização de aulas alinhadas com as boas práticas do mercado de trabalho.

04/08/2017MedVet_Igor_1