Grupo Diabetes no Controle retoma atividades em agosto

Atendimento realizado pelos cursos de Saúde na Interclínicas é oferecido gratuitamente

Depois de uma breve parada durante o mês de julho, o grupo de Diabetes no Controle – parceria entre Faculdade Max Planck, Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba e Prefeitura Municipal de Indaiatuba – retomou a rotina de atendimentos na segunda quinzena de agosto. A iniciativa realiza atendimentos na Interclínicas, que é um espaço dedicado à prática acadêmica dos cursos de saúde, oferecendo atendimento de qualidade gratuito para a comunidade local.

Ao todo, 38 pacientes de diabetes são atendidos por uma equipe multidisciplinar formada por professores e alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. “Nós estamos muito felizes com o atendimento. Essa parceria é muito valiosa”, comentou o presidente da Associação, Edvaldo Furtado Apolinário “Didi”.

Na volta das férias houve uma ação multidisciplinar e os pacientes passaram por diversos atendimentos no mesmo dia. A equipe Diabetes2de Farmácia aferiu a pressão, fez testes de glicemia, além de levantar os medicamentos utilizados para oferecer orientações específicas aos pacientes. A dona de casa Edna Miranda, 52 anos, aprovou a iniciativa. “Eu sempre tenho dúvidas quando posso
tomar os remédios, de jejum ou não, por exemplo. E aqui eles me explicam certinho. Depois que comecei a frequentar o grupo até recebi elogio do meu médico, que disse que estou conseguindo controlar melhor a doença”, explica.

O time de Fisioterapia também marcou presença realizando testes de flexibilidade e frequência cardíaca. Já a equipe de Nutrição fez cálculo de circunferência da cintura e quadril, além do Índice de Massa Corporal (IMC). “Para nós é ótimo participar dessa atividade, porque é bem prática. E principalmente porque é um projeto social relevante, onde contribuímos para o bem-estar da população”, explica a aluna Mariane Santos, do 8º semestre de Nutrição.

Com o grupo de Educação Física, os pacientes passaram por teste da cadeira, sentando e levantando para que fosse verificada a força dos membros inferiores. Também foi aplicado teste de pressão palmar com o uso do dinamômetro. “Nós vamos evoluindo rapidamente ao aplicar os conhecimentos das aulas de forma prática e logo no início do curso. E também me deu mais motivação para seguir a carreira, porque posso constatar outras possibilidades de atuação profissional. Ou seja, abre muito nossos horizontes”, afirma Lázaro Previtale Júnior, aluno do 2º semestre de Educação Física.Diabetes3

Apesar da bateria de testes e atividades, José Marques Caldeira Filho celebra os avanços que conquistou ao participar do grupo. “Nós somos muito bem acompanhados, não tenho do que reclamar. Pelo contrário, eu cheguei aqui com índice glicêmico em 229 e hoje estou com 130. Então, estou feliz da vida”, diz.

Os atendimentos do grupo Diabetes no Controle acontecem três vezes por semana com várias atividades. “Além dos encontros semanais promovidos pelos cursos de Educação Física e Fisioterapia, a Nutrição oferece oficinas e palestras informativas, além do atendimento nutricional individual. Os pacientes também podem aproveitar as consultas com as equipes de Farmácia e a Enfermagem. Ou seja, além do aluno poder vivenciar a prática profissional com a supervisão dos professores, a comunidade é beneficiada com um serviço de qualidade e de grande relevância”, garante a gestora da Interclínicas, professora Cândida Acácia Barroca.

30/08/2016