GRUPO DE ESTUDOS DA DIVERSIDADE, PRECONCEITO E INCLUSÃO INICIA EXIBIÇÃO DE FILMES E DEBATES NA UNIMAX

Primeira turma a participar do projeto de cinema a céu aberto foi do curso de Pedagogia. Intenção é expandir a todos os alunos do Centro Universitário

Com a exibição do filme brasileiro “Hoje eu quero voltar sozinho”, o GEDIP (Grupo de Estudos da Diversidade, Inclusão e Preconceito) realizou seu primeiro evento destinado à comunidade acadêmica. A sessão de cinema a céu aberto foi realizada na parede da Interclínicas, no dia 12/09, para alunos do curso de Pedagogia dentro das atividades do projeto sociocultural.

Oficializado e acompanhado pelo NEPI (Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares), o Grupo começou no final de 2016 e conta, atualmente, com sete integrantes, que se reúnem, semanalmente às quartas-feiras, na sala do NEPI (prédio branco). Nas reuniões, os alunos discutem filmes, artigos e fatos interessantes que acontecem na sociedade e que se tornam fonte para a promoção e elaboração de pensamentos e opiniões. O Grupo é orientado pelo professor Marcelo Alves Cerdan.

De acordo com o aluno do 2º semestre de Fisioterapia, Rafael Marques Fernandes, um dos sete integrantes do GEDIP, a escolha do longa-metragem “Hoje eu quero voltar sozinho” se deu por tratar de dois temas muito discutidos pelo Grupo de Estudos. “O filme traz uma história bem interessante de um adolescente que é deficiente visual e se descobre homossexual, por isso traz à tona dois públicos marginalizados na sociedade: o deficiente que tende a ser escondido e o homossexual que ainda sofre muito preconceito e até pouco tempo atrás ainda era marginalizado, colocado para escanteio. A gente quer trazer um debate sobre isso, para falar dessas dificuldades e dessa fase tão difícil que é a adolescência”, destaca Rafael.

Rafael explica que a intenção da projeção do filme foi passar a ideia central do Grupo e promover o debate, o pensamento crítico e conhecer a opinião dos participantes a respeito do tema. “Hoje com a exibição do filme, trazemos toda nossa bagagem e com isso vamos tentar passar o que aprendemos e absorvemos desses debates, desses quase dois anos em que estamos nesse projeto”, conta.

O coordenador do Grupo, professor Marcelo explica que a intenção é que outras turmas de outros cursos sejam convidadas a participar da sessão de cinema a céu aberto e que o projeto se torne constante na instituição de ensino. “A ideia é que na próxima semana a gente traga outro curso para assistir outro filme. Em outubro, os alunos de Pedagogia voltam para mais uma sessão de cinema a céu aberto”, diz.

Saiba mais sobre o NEPI – Click aqui!

04/10/2018