Global Climate Course

Global Climate Course

Autoridades da área ambiental participam de palestras e Mesa Redonda esta semana

O Curso Internacional à Distância sobre Mudanças Climáticas Globais que a Faculdade de Jaguariúna (FAJ) está realizando em conjunto com outras três universidades estrangeiras terá uma semana intensa de debates sobre a questão ambiental com a participação de importantes autoridades do tema.

As discussões vão girar em torno do tópico “Tecnologias e Políticas para Mitigação de Impactos de Mudanças Climáticas”. Na manhã da segunda-feira (22), por meio de videoconferência, a professora Rosana Ferreira, da Universidade da Carolina do Leste (EUA), abordou os fundamentos conceituais e as principais alternativas tecnológicas que estão sendo utilizadas para minimizar (mitigar) os efeitos das mudanças climáticas, como, por exemplo, o uso do etanol de cana-de-açúcar como combustível sustentável alternativo à gasolina (derivada do petróleo, não sustentável).

 

 

Na quarta-feira (24), no horário das 10h às 11h, o tema voltará a ser esclarecido pela professora e especialista em políticas climáticas e energia da Universidade de Berkeley, Holmes Hummel. Há dez anos Dra. Hummel é consultora de suficiência energética, segurança e problemas de sustentabilidade para as empresas do Vale do Silício, bancos de desenvolvimento e analistas internacionais de energia. Reconhecida como uma visionária no meio, é PhD em Stanford em tecnologia da energia e as implicações políticas dos caminhos para a estabilização do clima.

Na sexta-feira (26), no mesmo horário, especialistas convidados pelas universidades dos quatro países participarão de uma Mesa Redonda sobre os aspectos específicos do tema no âmbito de cada País. No caso brasileiro o convidado é o executivo e consultor ambiental da UNICA (União das Indústrias de Cana-de-açúcar), Luiz Fernando do Amaral. Ele irá tratar de questões como produção de cana e/ou de alimentos, produção de cana e desmatamento, etanol e redução de CO2, entre outros assuntos.

 

 

A UNICA é a maior organização no Brasil de representação dos produtores de açúcar, etanol e bioeletricidade. Seus membros respondem por mais de 50% de todo o etanol produzido no País e 60% da produção global de açúcar.

Os convidados dos demais países são Thomas Allen (EUA), Rutao Liu (China) e Arvind Jasrotia (Índia). Todas as discussões do curso estão abertas aos interessados. Mais detalhes destas atividades podem ser conferidos no “blog” (http://gcc.aos.ecu.edu/).

 

 

 

CURSO PIONEIRO

 

 

A mudança climática é um dos desafios mais prementes do nosso tempo. Neste curso interdisciplinar, estudantes de quatro universidades em todo o mundo exploram em conjunto os aspectos científicos, sociais, tecnológicos e os desafios políticos envolvidos no tema “Mudanças Climáticas Globais”.

 

 

O curso é organizado em torno de cinco temas principais: Ciência e Impactos das Mudanças Climáticas; Tecnologias de Mitigação e Política; Adaptação; Ações Locais e Multilaterias; e Responsabilidades dos Países Desenvolvidos e em Desenvolvimento. Cada tema é apresentado por um orador de destaque, seguido de uma mesa-redonda com especialistas de cada país. Usando a tecnologia de videoconferência, os alunos de quatro universidades localizadas nos Estados Unidos, Brasil, Índia e China trabalham juntos para encontrar soluções originais para um problema desafiador dos tempos atuais.

 

 

O curso é oferecido como uma parceria entre a East Carolina University, dos Estados Unidos, Departamento de Estado Americano, Faculdade de Jaguariúna (Brasil), Universidade de Shandong (China) e Universidade de Jammu (Índia).

 

POR: BRUNO FELISBINO (MTB: 51682)

RTEmagicC_Foto0076_02.jpg RTEmagicC_Foto0078_02.jpg RTEmagicC_Foto0061_02.jpg

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful