“Global Climate Change Course”

“Global Climate Change Course”

FAJ inicia curso internacional à distância com mais 3 universidades estrangeiras

 

Em uma iniciativa única no país, a Faculdade de Jaguariúna (FAJ), instituição do Grupo Polis Educacional, se une a outras três universidades internacionais para dar a oportunidade a seus estudantes de participarem de um curso internacional de ensino à distância que trata sobre o tema das mudanças climáticas que vêm ocorrendo no mundo.

 

 

É a primeira vez que um curso é organizado e operado por 4 instituições de ensino ao redor do mundo: Brasil, China, Índia e EUA, no qual a FAJ tem a honra de representar o Brasil. O curso “Global Climate Change Course” foi iniciado oficialmente na segunda-feira, 25 de janeiro, reunindo uma classe com alunos de diferentes origens, línguas e culturas, oriundos da Universidade da Carolina do Leste (EUA), Universidade de Jammu (Índia), Universidade de Shandong (China) e a FAJ.

 

 

O curso exige domínio e fluência em inglês, a língua na qual os 16 alunos de cada país interagirão entre si. Cada grupo, composto por 8 alunos, contém 2 estudantes de cada país. As discussões e trabalhos incluem o uso da plataforma SABA CENTRA (http://www.saba.com), um sistema de “Distance Education” (Educação à Distância) que permite a visualização simultânea dos grupos em uma única tela.

 

 

“Nos momentos de encontro presencial, que acontecerão 3 vezes por semana em nosso laboratório de informática, os grupos ‘encontram-se’ diante da tela do computador, simultaneamente nos 4 países, trocando vídeo e voz simultaneamente”, explica o diretor de Tecnologia da Informação (TI) do Grupo Polis, Prof. Márcio Henrique Zuchini.

 

 

Através da utilização de alta tecnologia (leia abaixo), com videoconferências, transmissão de vídeos em tempo real, wiki, fóruns e chats de bate-papo, os alunos farão um verdadeiro intercâmbio cultural e trocarão experiências e propostas sobre meio ambiente, diversidade cultural, saúde universal e valores sociais, familiares e econômicos.

O curso tem o apoio direto do Departamento do Estado dos EUA e alimentará o debate com palestras de autoridades mundiais em meio ambiente. A diretoria do Grupo Polis ressalta que este curso contribui para consolidar as parcerias internacionais desenvolvidas pela FAJ e poderá servir de modelo para novas iniciativas e intercâmbios no âmbito internacional e de ensino à distância.

 

 

Outras tecnologias em uso neste curso são:

 

 

– Moodle (http://moodle.org), onde todos os trabalhos escritos são postados e registrados. Todo o controle presencial e de conteúdo é gerido através deste sistema. O Grupo Polis e a FAJ usam um servidor Moodle para suporte à distância nas disciplinas presenciais de seus cursos.

 

 

– Wiki, onde os alunos constroem coletivamente os conteúdos, numa plataforma que possibilita a interação de todos sem a necessidade de um “revisor”. Ao final do período de discussão, um “relator” (escolhido entre os participantes) fica responsável pelo fechamento do texto, que é então apresentado.

 

 

– IRC (Internet Relay Chat), um canal de chat somente para o suporte técnico que fica 100% presente durante a execução presencial dos cursos.

 

 

– Blog (Web Log): é uma ferramenta de participação coletiva que permite atualização e incremento extremamente rápidos, com o objetivo de garantir o acompanhamento das atividades durante a construção dos conteúdos. Estes Blogs ficam disponíveis a qualquer momento e permitem a interação assíncrona dos grupos, que podem registrar comentários e ideias ao longo dos trabalhos.

 

RTEmagicC_DSC04011_02.JPG RTEmagicC_DSC04012_02.JPG

 

POR: BRUNO FELISBINO

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful