Gestão ambiental para as cidades sustentáveis é tema de Aula Inaugural de Arquitetura

Secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas foi o palestrante

O cuidado com o meio ambiente é uma preocupação cada vez mais frequente para os gestores municipais, afinal, a destinação correta dos resíduos sólidos é condição primordial para uma cidade sustentável. Arquitetos urbanistas têm um papel muito importante nesse processo, por isso, o assunto pautou a Aula Inaugural do curso de Arquitetura e Urbanismo na MAX, realizada no dia 08 de março, na Escola Ambiental Bosque do Saber.

Cópia de Aula Inaugural- Arquitetura e Urbanismo - 3-EditedPara falar sobre o tema “Gestão ambiental para as cidades sustentáveis”, a coordenadora do curso, professora Lourdes Abbade, convidou o Secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes de Mello. O evento teve parceria com o engenheiro Hamilton Lombardi.

“Na MAX nós temos uma preocupação muito grande em manter os alunos atualizados com as tendências do mercado de trabalho. E o arquiteto urbanista tem uma importância muito grande na sociedade, principalmente nos dias atuais que estamos vivenciando, com mudanças significativas nas cidades. Então, é um profissional que está ligado desde uma habitação popular até as implementações e grandes melhorias dos municípios. Por isso, esse tema é fundamental para os futuros profissionais”, diz a docente.

A estudante do 1º semestre Yasmin Ravin Brischi aprovou a iniciativa e aproveitou os ensinamentos compartilhados. “O foco da palestra foi interessante, especialmente porque hoje o crescimento populacional está muito grande e se concentrando nas grandes metrópoles. Para isso, é necessário um planejamento detalhado na área de urbanismo”, comentou.

Segundo a aluna, o palestrante também compartilhou detalhes de sua experiência profissional, o que foi muito útil. “A palestra me trouxe uma visão mais ampla em relação à gestão ecológica, planejamento urbano e meio ambiente”, concluiu.

Vale lembrar que o curso tem como objetivo formar profissional generalista apto a compreender e traduzir necessidades dos diversos em relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior. Abrange urbanismo, edificação, paisagismo, além da conservação e a valorização do patrimônio construído. Entre os diferenciais, estão as aulas práticas e interativas que permitem ao aluno desenvolver maior qualidade estética e funcional em suas intervenções, sempre tendo como norteador a responsabilidade social. E ainda o desenvolvimento de projetos em parceria com instituições públicas e privadas, permitindo vivência técnica do aluno em ações sociais e de preservação do meio ambiente.

29/03/2017