Festas de Final de Ano

Festas de Final de Ano

Fogos de Artifício e Atenção com os Animais

Final de ano está chegando e com ele, as festas, as comemorações e os fogos de artifício.

Os fogos de artifício podem provocar acidentes com os animais, pois os animais que não estão acostumados com o som, podem se assustar com o barulho dos fogos e dos rojões.

Muitas vezes, o animal entra em pânico o que pode provocar desorientação, fuga inesperada, atropelamento, enforcamento na guia/coleira, afogamento, mordedura no tutor, além de problemas maiores como parada cardiorrespiratória, convulsão e morte.

Normalmente, os cães são os mais suscetíveis, mas os gatos também se assustam. Importante lembrar que a audição dos cães e dos gatos é superior à dos seres humanos e por isso, merecem todos os cuidados para evitar qualquer mal estar.

Para evitar transtornos indesejados, mantenha seu animal em lugar calmo e seguro, ou ainda, prepare o ambiente para reduzir os ruídos e deixar seu animal tranquilo.

Dicas e Sugestões:

 

  • Recolher os animais, antes do início da soltura dos fogos e rojões.
  • Acomodar os animais dentro de casa, em um lugar onde possam se sentir em segurança. Interessante acomodar em um cômodo pequeno, com poucos objetos, pois os animais quando se assustam tendem a se esconder ou fugir. Deixar os animais livres e soltos pode ser mais traumático e ocasionar fugas indesejadas.
  • Manter iluminação suave e se possível deixar o rádio ou a televisão ligados para que o animal possa de distrair com o som dos aparelhos.
  • Fechar portas e janelas para evitar fugas e acidentes fatais.
  • Para animais que ficam presos com correntes e coleiras, prestar atenção para evitar enforcamento, pois os animais tendem a tentar escapar ou fugir, quando se assustam com o barulho dos fogos e dos rojões.
  • Usar cobertores ou colchões para abafar o som, colocando-os na frente das janelas e portas.
  • Preparar um ambiente acolhedor, formando uma toca ou abrigo para os animais, usando toalha ou lençol em uma mesa.
  • Levar o animal para consultar com médico veterinário antes das festas, a fim de receber instruções direcionadas ao seu animal.

 

Lembre-se que, se o seu animal de estimação conseguir fugir, por medo, pânico ou desespero, a tendência é que ele consiga percorrer vários quilômetros. Por isso, é muito importante manter, no animal, uma coleira de identificação com nome e telefone de contato.

 

30/01/2017

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful