Feira do Empreendedor foi destino de visita técnica para alunos de Farmácia e Logística

Estudantes foram até São Paulo conferir as tendências no maior evento do setor

Considerado o maior evento de empreendedorismo do Brasil, a 6ª edição da Feira do Empreendedor do Sebrae-SP teve público recorde de visitantes: mais de 140 mil pessoas. Com o tema “Cidade Empreendedora”, o evento foi dedicado a quem já é um empreendedor ou tem intenção de se tornar um. Por isso, segundo os organizadores, mais da metade (50,8%) dos visitantes tem intenção de abrir uma empresa nos próximos 24 meses, enquanto 20,7% já possuem uma empresa formalizada. Pela relevância da temática, alunos de Farmácia e Logística realizaram visita técnica à Feira no dia 19 de fevereiro.

“Empreendedorismo é um tema fundamental para o profissional de Logística, que precisa entender as necessidades das empresas para otimizar processos de produção, dimensionar sistemas de distribuição e armazenagem de forma econômica e segura, tendo como base o conhecimento da cadeia de suprimentos e dos modais de transporte”, comenta o coordenador do curso de Logística, professor Edevaldo Antonio Vosgrau Junior.

Além do coordenador, o grupo de alunos foi acompanhado pelo professor Vitor Fonseca, que atua em disciplinas ligadas a empreendedorismo nos cursos de Logística e Farmácia. “O mais importante foi o contato que os alunos do 9º semestre de Farmácia e do 3º de Logística tiveram com profissionais e startups. E o tema empreendedorismo tem uma grande relevância, pois há uma diferença entre emprego e trabalho na atualidade, que é pertinente às duas carreiras, Farmácia e Logística. Então, a visão que eles tiveram nessa feira é muito bacana, os diversos ramos, segmentos e o mercado como um todo”, comentou o docente.

Juntos, alunos e professores visitaram a feira no Anhembi, em São Paulo, que teve um ambiente de 40 mil metros quadrados e mais de 400 expositores, além de espaços voltados para consultoria e diagnóstico empresarial.

“O mais interessante pra mim foi poder ver de perto as ideias novas de empreendimentos, como as franquias. Achei a feira muito interessante, tinha muita coisa pra ver e muita palestra pra assistir. A feira tinha um foco muito grande para as pessoas que já tinham o próprio negócio, mas para pessoas como eu, que um dia querem ser dono do próprio negócio, foi bom para ter conhecimento de produtos que estão entrando no mercado e franquias novas”, comentou o aluno de Logística, Hyago Duque Gazda.

A visita contribuiu também para ampliar os horizontes de atuação profissional. “Pude observar que a Logística ocorre tanto nas pequenas franquias como nas empresas de prestação de serviços. Assisti a uma palestra sobre armazenagem e exportação de produtos pequenos, que foi dada por representantes da empresa Correios, e lá pude entender como é a logística e quais os interesses da empresa para ajudar os empreendedores”, disse o estudante. “Gostei bastante da iniciativa, além da feira ter trazido muitas informações sobre empreendedorismo, que é o tema atual da disciplina do EaD, tinha bastante informações em palestras sobre logística empresarial”, completou.

No 9º semestre de Farmácia, a aluna Daniele Américo Von Ah também absorveu conteúdos relevantes do evento. “Ajudou a ampliar meu horizonte e a entender melhor sobre gestão. Além de mostrar como abrir meu próprio negócio, modo de gerenciar e nos mostrou quais erros não cometer. Também me encorajou a ter meu próprio negócio no futuro. Achei muito importante essa iniciativa para mostrar na prática o que é gerenciar. Foi muito produtivo”, declarou.

A colega Silmara da Mota Cristiano concorda com a importância do aprendizado. “Eu achei a feira muito interessante com novas visões sobre o mercado empreendedor. Pra mim foi ótimo ter essa visão empreendedora, gostei muito da palestra de boa comunicação com as pessoas. Enfim, achei uma experiência muito bacana, uma oportunidade que a Faculdade nos proporcionou para termos uma nova visão de empreendedorismo”, garantiu.

15/03/2017