FARMÁCIA – Você sabe a forma adequada de consumir medicamentos?

FARMÁCIA – Você sabe a forma adequada de consumir medicamentos?

Mesmo com todas as orientações médicas, e obrigatórias, quem toma medicação regular ainda pode ter dúvidas simples. E nessa hora os farmacêuticos podem contribuir e apoiar com informações úteis e valiosas.

Para o uso correto dos medicamentos, devemos levar em consideração três regras: medicamento certo, na dose certa e na hora certa. Em resumo, seguir a chamada posologia. Mas o que isso significa?

Posologia é a forma de utilizar os medicamentos, ou seja, o número de vezes, a quantidade de medicamento por dia e a duração do tratamento. É importante lembrar que a posologia varia em função do paciente, da doença que está sendo tratada e do tipo de medicamento utilizado.

A posologia deve ser descrita na receita de maneira clara e completa, pois garante que o usuário possa utilizar os medicamentos de forma correta e que a farmácia entregue a quantidade certa para o tratamento completo.

Para isso, é necessário seguir algumas orientações para o uso adequado dos medicamentos:

  • Obter informações claras e completas – Qual doença ou problema que está sendo tratado? Como, quando e durante quanto tempo deve ser utilizado o medicamento? Pode ser utilizado junto com outros medicamentos?

  • Seguir as orientações quanto ao uso adequado do medicamento – Posologia, forma farmacêutica e via de administração.

  • Cumprir o tratamento até o final mesmo que desapareçam os sintomas.


Um dos pontos mais importantes para o uso correto dos medicamentos é garantir sua qualidade e evitar os acidentes com os mesmos. Nesse sentido, os principais cuidados no armazenamento de medicamentos são:

  • Mantê-los longe do alcance de crianças e animais domésticos;
  • Protegê-los da luz, do calor e da umidade;

  • Respeitar a temperatura de conservação informada na bula;

  • Não guardá-los no banheiro ou na cozinha;

  • Conservá-los na sua embalagem original e com a respectiva bula;

  • Armazená-los longe de produtos de limpeza e cosméticos;

  • Medicamentos líquidos com lacre rompido não devem ser armazenados para uso posterior;

  • Observar com atenção o prazo de validade do produto. Medicamentos vencidos não devem ser utilizados;

  • Os medicamentos de uso contínuo devem ser guardados e separados dos demais. Isso evita erros no momento da administração.


E não custa reforçar: evite a automedicação e siga sempre as orientações médicas.

Fernanda de Cássia Frasson Carvalho é coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Max Planck. Formada em Farmácia, habilitada em Análises Clínicas e Forense, tem especialização em Análises Clínicas, conhecimento de toda rotina laboratorial, controle de qualidade interno e externo, ONA, PALC, elaboração de POPs,  mestranda em Onco – Hematologia pela Unicamp, atuando principalmente em Leucemia Mieloide Crônica, Hemopoese e Expressão Gênica.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful