Farmácia Social é tema de aula prática na Interclínicas

Alunos do 1º semestre de Farmácia aprenderam a aferir pressão e a testar glicemia capilar

As áreas de formação do profissional farmacêutico, além do trabalho junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), foram destaque em aula prática do 1º semestre de Farmácia. A atividade aconteceu na Interclínicas – clínica escola dedicada ao aprendizado dos cursos de Saúde, além do atendimento à comunidade. O conteúdo faz parte da disciplina Farmácia Social.

“Para mostrar uma das atividades que compõem os serviços farmacêuticos, os alunos tiveram orientação sobre como aferir a capa-Editedpressão arterial usando aparelhos, como o estetoscópio e o esfigmomanômetro, além da glicemia capilar com aparelhos para medir a glicemia, tiras reagentes específicas e as lancetas descartáveis. Esses testes podem ser realizados em farmácias e ajudam a acompanhar os parâmetros do paciente para prevenção e detecção de diversas doenças ou ajustes na sua terapia”, explica o professor Dreisson Aguilera, responsável pela atividade.

Ao todo 38 alunos participaram da atividade, que aconteceu em fevereiro. Além de mostrar o prédio da Interclínicas, os estudantes também conheceram o trabalho que é desenvolvido lá, como o atendimento do grupo Diabetes no Controle, projeto que envolve alunos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.

“Eu adorei o projeto da Max, em levar para a prática os conceitos do curso. Foi uma aula muito produtiva, onde aprendermos a aferir pressão arterial, e medir glicemia. É fundamental termos práticas desses dois temas para sabermos o procedimento correto. Não é slogan, seu futuro na prática é real na Faculdade. Não só em Farmácia Social, como nas demais matérias também”, Cópia de DSC_0056-Editedcomentou a aluna Thamyres Souza de Araújo.

Colega de curso, Leticia Cardoso Caminhas explica que foi uma aula dedicada a instruir os futuros farmacêuticos sobre a importância de atividades que normalmente estão no cotidiano de um farmacêutico clínico e que são primordiais para a promoção da saúde e a qualidade do atendimento ao paciente.

“Todas as aulas práticas do curso de Farmácia têm nos ajudado a entrar mais nessa dimensão do que é profissão, a sua importância na atualidade e que o profissional deve procurar se capacitar da melhor forma possível, antes mesmo de entrar no mercado de trabalho”, contou. A aluna reforça a importância do formato prático do curso. “Acredito que com a prática o ensino fica mais fácil de ser assimilado pelo aluno, facilitando o estudo mais aprofundando nas matérias a seguir”, afirmou Leticia.

A aluna Alessandra da Silva Carmona também aprovou a iniciativa. “A Interclínicas me surpreendeu muito, primeiro pelas instalações e depois pela quantidade de profissionais empenhados em oferecer ao aluno a prática e à população atendimento profissional e gratuito. Eu pessoalmente gosto muito da aula prática, acredito que traz conhecimentos e a proximidade com os Cópia de DSC_0058-Editedpacientes formará profissionais mais seguros”, disse.

“Esse tipo de atividade se torna muito importante, pois o aluno aprende na prática conceitos e técnicas que irão ser utilizadas ao longo de toda sua formação e também na atuação como profissional. E é fundamental que todos conheçam as atividades que a Faculdade oferece para a comunidade com a participação dos alunos”, finalizou o professor.

28/03/2017