Farmácia realiza palestra sobre uso de medicamentos para pacientes da Interclínicas

Farmácia realiza palestra sobre uso de medicamentos para pacientes da Interclínicas

Apresentações foram produzidas por alunos do 3º semestre da graduação

Pacientes atendidos na Interclínicas da Faculdade Max Planck, por meio do grupo Diabetes no Controle, participaram de palestra promovida pelo curso de Farmácia. O evento aconteceu dia 31 no Campus 1 da Instituição e foi organizado por 20 alunos do 3º semestre da graduação. A iniciativa faz parte da disciplina de Farmacologia Geral, orientada pelo professor Dreisson Aguilera de Oliveira. “Em minha opinião, o trabalho desenvolvido vem ao encontro com as propostas do curso e da Faculdade, aproximando o aluno da realidade, desenvolvendo as competências e habilidades de uma forma prática, preparando-o para uma excelente atuação profissional”, afirma o docente.

A partir do tema “Cuidados com os medicamentos”, os alunos foram divididos em quatro grupos: cuidados com medicamentos via oral – comprimidos, cápsulas, solução e suspensão; cuidados com medicamentos via oftalmológica e tópica; cuidados com o uso de chás e cuidados com as interações medicamentosas – medicamento-alimento.

“Um dos objetivos da disciplina de Farmacologia Geral é desenvolver o interesse sobre a ação dos medicamentos no organismo. Para isso, é importante ver o paciente como um todo, promovendo ações de educação em saúde para que diminua a possibilidade do uso incorreto dos medicamentos. E esse projeto o aluno em um processo de aprendizagem prática, além de proporcionar uma experiência real com pacientes que possam ter dúvidas ou dificuldades com o uso correto de seus medicamentos”, comenta o professor Dreisson.

Com muito conteúdo informativo, as apresentações trouxeram detalhes valiosos a partir dos temas estipulados. Gráficos, fotos e ilustrações complementaram os projetos, contribuindo para que as palestras fossem bem recebidas pelo público presente.

“Nos dias de hoje, o acesso ao medicamento está melhor, mas nada vai adiantar o paciente ter o medicamento sem saber usá-lo corretamente. Então, acredito que os alunos conseguiram sanar uma grande quantidade de dúvidas”, explicou o professor. Os alunos trabalharam durante um mês no desenvolvimento dos materiais, além da elaboração de materiais informativos sobre os temas abordados, que deverão ser utilizados futuramente pela Faculdade Max Planck.

“A Interclínicas é um serviço oferecido pela MAX para toda a comunidade de Indaiatuba. E essa parceria com o programa Diabetes no Controle é muito importante, por ser um serviço qualificado e gratuito. Então, a participação dos alunos de Farmácia é uma excelente oportunidade para que os alunos coloquem em prática, e de forma bastante útil, os conceitos que aprendem em sala de aula”, finaliza a coordenadora do curso de Farmácia, Fernanda de Cássia Frasson Carvalho.

O programa Diabetes no Controle é uma parceria entre a Faculdade Max Planck e a Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba. Engloba ações comandadas pelos cursos de Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição da Max Planck que desenvolvem atividades como diagnóstico e assistência nutricional, programação e controle de exercícios físicos, orientações para uso e conservação adequada dos medicamentos, além de oferecer consulta de enfermagem e fisioterapia, de acordo com a necessidade do paciente. Desde o início, o programa já realizou mais de 600 atendimentos na Interclínicas, unidade da Max Planck.