Faculdade promove ações durante caminhada em prol do Dia Mundial da Diabetes

Faculdade promove ações durante caminhada em prol do Dia Mundial da Diabetes

Fruto de uma parceria entre Max Planck, Associação de Diabetes Sempre Amigos, Secretaria Municipal de Saúde e Lions Club, evento será realizado no dia 14 de novembro

 

A Faculdade Max Planck, em parceria com a Associação de Diabetes Sempre Amigos, Secretaria Municipal de Saúde e Lions Club realiza, no dia 14 de novembro, uma série de atividades em conjunto com a 4ª edição da caminhada para lembrar o Dia Mundial da Diabetes.

O evento este ano terá como tema Agir para Mudar o Amanhã e será aberto com a caminhada, que terá início às 9h em frente à sede do Lions Club, na avenida Conceição, e seguirá pelas avenidas Visconde de Indaiatuba e Presidente Vargas até a Interclínicas, que fica no campus 1 da Faculdade, localizado na avenida 9 de Dezembro, onde serão realizados, pelos alunos e professores, testes de glicemia, pressão arterial, circunferência abdominal e mapa de conversação, além disso, ainda acontecerão oficinas educacionais, avaliação visual, emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e os participantes terão acesso a informações importantes sobre a doença. Todas as atividades são abertas à comunidade, não tem custo e serão desenvolvidas pelos alunos dos cursos de Educação Física, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição da Faculdade Max Planck em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Nem todos sabem que a diabetes é uma condição metabólica do organismo em que a taxa de açúcar no sangue se eleva constantemente devido à resistência à insulina e que existem duas formas de desenvolvê-la. O tipo 1 é quando a produção de insulina é inexistente ou insuficiente para captação da glicose no sangue, já o tipo 2 está diretamente associado a obesidade, má alimentação, sedentarismos, hereditariedade. Juntas, são a quarta maior causa mundial de morte por doença segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF) e, além disso, a cada ano, sete milhões de pessoas desenvolvem a doença. “O objetivo desta ação é a conscientização da população sobre a importância dos cuidados com a doença. segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde aproximadamente 20 mil indaiatubanos têm diabetes. Contudo, estima-se que pelo menos mais 10 mil ainda não sabem que são portadores da doença”, explica um dos organizadores do evento e também membro da Associação, Edivaldo Apolinário, o Didi.

Ainda segundo Edivaldo, os dados coletados durante as atividades promovidas no dia 14 serão enviados à Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (FENAD) e servirão como um primeiro alerta, principalmente para aqueles que não sabem que têm a doença. “A ação é importante principalmente porque, conforme a IDF se não forem tomadas atitudes de prevenção o número total de pessoas com diabetes em 2025 alcançará os 380 milhões. Já o diabetes tipo 1 não pode ser prevenido. Mesmo assim, a cada ano aumentam os casos registrados”, aponta Edivaldo.

A ação acontece no sábado, 14 de novembro, das 9h às 15h, e a organização sugere aos participantes da caminhada que, se for possível, vistam camisetas na cor azul, que é a cor que representa o diabetes. Mais informações pelo (19) 3834 7617 ou (19) 99462 6291.

ăn dặm kiểu NhậtResponsive WordPress Themenhà cấp 4 nông thônthời trang trẻ emgiày cao gótshop giày nữdownload wordpress pluginsmẫu biệt thự đẹpepichouseáo sơ mi nữhouse beautiful